dc.contributor.author | Gertrudes, Jezabel Mitsa do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T17:30:48Z | |
dc.date.available | 2020-09-22T17:30:48Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.citation | GERTRUDES, Jezabel Mitsa do Nascimento. Identidade e pertencimento étnico-racial em Cabo Verde sob a lente dos manuais escolares de língua portuguesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13270. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13270 | |
dc.description.abstract | This research aims to understand the relationship between the school curriculum
cape verdean and the ethnic-racial issue, with the aim of mapping how the racial theme
through the basic education curriculum in Cape Verde. This is a bibliographic study and
document analysis in which we analyzed three collections of language textbooks
portuguese primary education, composed of twelve books, in use in the country from 1996 to 2019.
We seek to understand how ethnic-racial relations are built,
presentation of the contents, the representations of the characters in the manuals and the
proposed activities.
To this end, we have based on three axes of analysis: history of Cape Verde; Identity and
ethnic-racial belonging and Child and Childhood, dialoguing with works already carried out
in this interface textbooks/textbooks, ethnic-racial relations and curriculum.
From the three axes of analysis we seek to identify the presence of colonialist ideologies
school content and its influence on the recognition and ethnic-racial belonging of the
cape verdean people in relation to the African continent. As well as we highlight, in the course of
significant changes in the contents presented in the collections analyzed.
Our study also pointed to the need to reflect on teacher education in
Cape Verde, as well as knowing the historical-political process of the country, in order to be able to build
curriculum that is based on the ethnic and cultural diversity of the country, based on values
afro-centered. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Manuais escolares de língua portuguesa | por |
dc.subject | Cabo Verde | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Portuguese language school manuals | eng |
dc.subject | Cape Verde | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.title | Identidade e pertencimento étnico-racial em Cabo Verde sob a lente dos manuais escolares de língua portuguesa | por |
dc.title.alternative | Identidad étnico-racial y pertenecer en Cabo Verde bajo el lente de libros de texto de portugues | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Tatiane Cosentino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8361431964064731 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre o currículo escolar
cabo-verdiano e a questão étnico-racial, com o intuito de mapear como a temática racial
perpassa o currículo do ensino básico em Cabo Verde. Trata-se de um estudo bibliográfico e
de análise documental em que analisamos três coleções de manuais escolares de língua
portuguesa do ensino básico, compostas por doze livros, em uso no país desde 1996 até 2019.
Buscamos compreender como são construídas as relações étnico-raciais, atentando para a
forma de apresentação dos conteúdos, as representações das personagens nos manuais e as
atividades propostas.
Para tanto, tomamos como base três eixos de análise: história de Cabo Verde; Identidade e
pertencimento étnico-racial e Criança e Infância, dialogando com trabalhos já realizados
nesta interface livros/manuais didáticos, relações étnico-raciais e currículo.
A partir dos três eixos de análise buscamos identificar a presença das ideologias colonialistas
nos conteúdos escolares e sua influência no reconhecimento e pertencimento étnico-racial do
povo cabo-verdiano em relação ao continente africano. Bem como destacamos, no decorrer
dos anos, mudanças significativas nos conteúdos apresentados nas coleções analisadas.
Nosso estudo também apontou para a necessidade de refletir sobre a formação docente em
Cabo Verde, assim como conhecer o processo histórico-político do país, para poder construir
um currículo que esteja pautado na diversidade étnica e cultural do país, assentado em valores
afrocentrados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5309798454236443 | por |