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dc.contributor.authorGertrudes, Jezabel Mitsa do Nascimento
dc.date.accessioned2020-09-22T17:30:48Z
dc.date.available2020-09-22T17:30:48Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationGERTRUDES, Jezabel Mitsa do Nascimento. Identidade e pertencimento étnico-racial em Cabo Verde sob a lente dos manuais escolares de língua portuguesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13270.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13270
dc.description.abstractThis research aims to understand the relationship between the school curriculum cape verdean and the ethnic-racial issue, with the aim of mapping how the racial theme through the basic education curriculum in Cape Verde. This is a bibliographic study and document analysis in which we analyzed three collections of language textbooks portuguese primary education, composed of twelve books, in use in the country from 1996 to 2019. We seek to understand how ethnic-racial relations are built, presentation of the contents, the representations of the characters in the manuals and the proposed activities. To this end, we have based on three axes of analysis: history of Cape Verde; Identity and ethnic-racial belonging and Child and Childhood, dialoguing with works already carried out in this interface textbooks/textbooks, ethnic-racial relations and curriculum. From the three axes of analysis we seek to identify the presence of colonialist ideologies school content and its influence on the recognition and ethnic-racial belonging of the cape verdean people in relation to the African continent. As well as we highlight, in the course of significant changes in the contents presented in the collections analyzed. Our study also pointed to the need to reflect on teacher education in Cape Verde, as well as knowing the historical-political process of the country, in order to be able to build curriculum that is based on the ethnic and cultural diversity of the country, based on values afro-centered.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subject​Manuais escolares de língua portuguesapor
dc.subjectCabo Verdepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectPortuguese language school manualseng
dc.subjectCape Verdeeng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleIdentidade e pertencimento étnico-racial em Cabo Verde sob a lente dos manuais escolares de língua portuguesapor
dc.title.alternativeIdentidad étnico-racial y pertenecer en Cabo Verde bajo el lente de libros de texto de portuguesspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361431964064731por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre o currículo escolar cabo-verdiano e a questão étnico-racial, com o intuito de mapear como a temática racial perpassa o currículo do ensino básico em Cabo Verde. Trata-se de um estudo bibliográfico e de análise documental em que analisamos três coleções de manuais escolares de língua portuguesa do ensino básico, compostas por doze livros, em uso no país desde 1996 até 2019. Buscamos compreender como são construídas as relações étnico-raciais, atentando para a forma de apresentação dos conteúdos, as representações das personagens nos manuais e as atividades propostas. Para tanto, tomamos como base três eixos de análise: história de Cabo Verde; Identidade e pertencimento étnico-racial e Criança e Infância, dialogando com trabalhos já realizados nesta interface livros/manuais didáticos, relações étnico-raciais e currículo. A partir dos três eixos de análise buscamos identificar a presença das ideologias colonialistas nos conteúdos escolares e sua influência no reconhecimento e pertencimento étnico-racial do povo cabo-verdiano em relação ao continente africano. Bem como destacamos, no decorrer dos anos, mudanças significativas nos conteúdos apresentados nas coleções analisadas. Nosso estudo também apontou para a necessidade de refletir sobre a formação docente em Cabo Verde, assim como conhecer o processo histórico-político do país, para poder construir um currículo que esteja pautado na diversidade étnica e cultural do país, assentado em valores afrocentrados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5309798454236443por


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