Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Luiz Fernando Coutinho de
dc.date.accessioned2020-09-22T18:36:49Z
dc.date.available2020-09-22T18:36:49Z
dc.date.issued2020-07-03
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho de. O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271
dc.description.abstractThis research analyzes the film sound of three works by Portuguese filmmaker Pedro Costa, namely Bones (1997), In Vanda’s Room (2000) and Colossal Youth (2006), which together compose what is commonly referred to as “Fontainhas’ Trilogy”. These films, which describe the filmmaker’s peculiar trajectory in relation to the neighborhood of Fontainhas, in the Metropolitan Region of Lisbon, are all studied based on an investigation of their sound design’s significations. In order to demonstrate the specific importance of the soundtrack in the cinema of Pedro Costa, soundtrack here understood as constituted by dialogues, noises and music and their relationships with the images, we analyze: a) the different impressions of silence that the films produce, since these impressions are perceived as products of certain sound and image dispositions; b) the different acousmatic sounds constituted within the films, especially their effects on the images and vice-versa; and c) the different voices that manifest themselves in the films, extending the analysis to dialogues, monologues and songs. The study of the three films and their soundtracks allows us to conclude that not only film sound is an essential element to Pedro Costa’s cinematographic style, but also that the conception and creative use of sounds are closely related to the production method which the filmmaker discovers and matures from film to film.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSom no cinemapor
dc.subjectPedro Costapor
dc.subjectFontainhaspor
dc.subjectFilm soundeng
dc.titleO som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costapor
dc.title.alternativeThe sound of Fontainhas: an analysis of the soundtrack of three films by Pedro Costaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Miranda, Suzana Reck
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566012598222563por
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o som fílmico de três obras do cineasta português Pedro Costa, nomeadamente Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude em Marcha (2006), os quais compõem o que se convencionou chamar de “trilogia das Fontainhas”. Estes filmes, que descrevem uma trajetória singular do diretor em sua relação com o bairro das Fontainhas, na Região Metropolitana de Lisboa, são estudados a partir de uma investigação sobre as significações de seus desenhos sonoros. Com o objetivo de demonstrar a importância específica da banda sonora no cinema de Pedro Costa, esta compreendida aqui como constituída pelos diálogos, ruídos e músicas e pelas relações destes com as imagens, analisamos: a) as diferentes impressões de silêncio que os filmes produzem, uma vez que estas impressões são percebidas como produtos de determinadas equações entre som e imagem; b) os diferentes sons acusmáticos que nos filmes são constituídos, especialmente seus efeitos nas imagens e vice-versa; e c) as diferentes vozes que nos filmes se manifestam, estendendo a análise aos diálogos, aos monólogos e às canções. O estudo da banda sonora dos três filmes nos permite constatar não apenas que o som fílmico é um elemento imprescindível para o estilo cinematográfico de Pedro Costa, mas também que a concepção e a utilização criativa dos sons estão intimamente relacionadas ao método de produção que o cineasta descobre e depura de filme a filme.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICApor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2018/02221-8por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1113832476763697por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil