dc.contributor.author | Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de | |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T18:36:49Z | |
dc.date.available | 2020-09-22T18:36:49Z | |
dc.date.issued | 2020-07-03 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho de. O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13271 | |
dc.description.abstract | This research analyzes the film sound of three works by Portuguese filmmaker Pedro Costa, namely Bones (1997), In Vanda’s Room (2000) and Colossal Youth (2006), which together compose what is commonly referred to as “Fontainhas’ Trilogy”. These films, which describe the filmmaker’s peculiar trajectory in relation to the neighborhood of Fontainhas, in the Metropolitan Region of Lisbon, are all studied based on an investigation of their sound design’s significations. In order to demonstrate the specific importance of the soundtrack in the cinema of Pedro Costa, soundtrack here understood as constituted by dialogues, noises and music and their relationships with the images, we analyze: a) the different impressions of silence that the films produce, since these impressions are perceived as products of certain sound and image dispositions; b) the different acousmatic sounds constituted within the films, especially their effects on the images and vice-versa; and c) the different voices that manifest themselves in the films, extending the analysis to dialogues, monologues and songs. The study of the three films and their soundtracks allows us to conclude that not only film sound is an essential element to Pedro Costa’s cinematographic style, but also that the conception and creative use of sounds are closely related to the production method which the filmmaker discovers and matures from film to film. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Som no cinema | por |
dc.subject | Pedro Costa | por |
dc.subject | Fontainhas | por |
dc.subject | Film sound | eng |
dc.title | O som das Fontainhas: uma análise da banda sonora de três filmes de Pedro Costa | por |
dc.title.alternative | The sound of Fontainhas: an analysis of the soundtrack of three films by Pedro Costa | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Suzana Reck | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa o som fílmico de três obras do cineasta português Pedro Costa, nomeadamente Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude em Marcha (2006), os quais compõem o que se convencionou chamar de “trilogia das Fontainhas”. Estes filmes, que descrevem uma trajetória singular do diretor em sua relação com o bairro das Fontainhas, na Região Metropolitana de Lisboa, são estudados a partir de uma investigação sobre as significações de seus desenhos sonoros. Com o objetivo de demonstrar a importância específica da banda sonora no cinema de Pedro Costa, esta compreendida aqui como constituída pelos diálogos, ruídos e músicas e pelas relações destes com as imagens, analisamos: a) as diferentes impressões de silêncio que os filmes produzem, uma vez que estas impressões são percebidas como produtos de determinadas equações entre som e imagem; b) os diferentes sons acusmáticos que nos filmes são constituídos, especialmente seus efeitos nas imagens e vice-versa; e c) as diferentes vozes que nos filmes se manifestam, estendendo a análise aos diálogos, aos monólogos e às canções. O estudo da banda sonora dos três filmes nos permite constatar não apenas que o som fílmico é um elemento imprescindível para o estilo cinematográfico de Pedro Costa, mas também que a concepção e a utilização criativa dos sons estão intimamente relacionadas ao método de produção que o cineasta descobre e depura de filme a filme. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA | por |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2018/02221-8 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1113832476763697 | por |