dc.contributor.author | Grossi, Rafaela Thais Gomes | |
dc.date.accessioned | 2020-09-26T23:11:32Z | |
dc.date.available | 2020-09-26T23:11:32Z | |
dc.date.issued | 2020-07-27 | |
dc.identifier.citation | GROSSI, Rafaela Thais Gomes. O celular na escola: desafios nas aulas de Língua Portuguesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13291. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13291 | |
dc.description.abstract | This study aims to present and analyze ideas related to technologies in the field of education, as well as the cell phone use, as a mobile device, in activities in Portuguese language classes. For this purpose, a bibliographic research was carried out to support the discussion, in addition to field research, with interviews with two education professionals and observation of classes. Based on authors such as Kenski (2012), Moran (2018), Rojo (2012), Coscarelli (2017) and Mizukami (1986), among others, we were able to deepen knowledge about the conceptions about technology and information and communication technologies, as well as the educational area and its teaching approaches. Both theories and understandings arising from the data collected in the field led us to more reflective analyzes of the observed reality, paying attention to material, structural, technological and conducting aspects of Portuguese language classes, in contexts of cell phone use by students. Thus, the results led us to conclude that the referred mobile device can be of great use in pedagogical activities and that its use requires essential prior care, such as planning and clear objectives that guide the work of the teacher with students. Anyway, because it is the field of education, where many variables are at stake, we intend to contribute to the discussions that already exist in the area. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Celular | por |
dc.subject | Língua Portuguesa | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Cell phone | eng |
dc.subject | Portuguese language | eng |
dc.title | O celular na escola: desafios nas aulas de Língua Portuguesa | por |
dc.title.alternative | The cell phone at school: challenges in Portuguese language classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gregolin, Isadora Valencise | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1015869228676997 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem o objetivo de apresentar e analisar ideias relacionadas às tecnologias no campo da educação, assim como o uso do celular, como um dispositivo móvel, em atividades nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica que sustentasse a discussão, além de pesquisa de campo, com entrevistas a duas profissionais do ensino e a observação de aulas. Embasando-nos em autores como Kenski (2012), Moran (2018), Rojo (2012), Coscarelli (2017) e Mizukami (1986), entre outros, pudemos aprofundar conhecimentos acerca das concepções sobre tecnologia e as tecnologias de informação e comunicação, assim como da área educacional e suas abordagens de ensino. Tanto as teorias quanto os entendimentos advindos dos dados colhidos em campo conduziram-nos a análises mais reflexivas sobre a realidade observada, atentando para aspectos materiais, estruturais, tecnológicos e de condução das aulas de língua portuguesa, em contextos de utilização do celular pelos alunos. Sendo assim, os resultados nos levaram a concluir que o referido aparelho móvel pode de grande utilidade nas atividades pedagógicas e que seu uso requer cuidados prévios essenciais, como planejamento e objetivos claros que orientem o trabalho do docente junto aos estudantes. Enfim, por tratar-se do campo da educação, onde muitas variáveis estão em jogo, intencionamos contribuir para as discussões já existentes na área. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8500787684487242 | por |