dc.contributor.author | Barbosa, Vivian Marina | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T20:42:42Z | |
dc.date.available | 2020-10-06T20:42:42Z | |
dc.date.issued | 2020-07-28 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Vivian Marina. O jogo didático Isogames no estudo da isomeria em compostos orgânicos: indícios de aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13318. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13318 | |
dc.description.abstract | Historically, the traditional approach about contents has been criticized for its limitations
regarding to the scientific knowledge. In this conception, Science is decontextualized and
uncritical. Therefore, the teaching and learning contribute just a little to keep the interest and
motivation in students. In this sense, this research aimed to identify the evidence of learning
about isomerism in organic compounds, based on the execution of the educational game
called ISOGAMES, based on problem solving and interdisciplinarity. The interest in the
study of the theme arose from the analysis of my own practice, because, several times, the
students had difficulty understanding concepts related to isomerism. Thus, this research was
guided by the following question: Which evidences of learning, about isomerism in organic
compounds, can be identified, through the execution of the educational game ISOGAMES,
based on problem solving and interdisciplinarity? To get to this, the qualitative research
involved the participation of forty sophomore high students of the full time Chemistry
course, in one of the Technical Schools (ETECs) in the state´s countryside of São Paulo. The
game itself was used for obtaining and analyzing the datas themselves; it was used Concept
Maps (MCs) to the themes like adrenaline, aspartame, trans fat and vitamin C; the speeches
of the involved ones and the answers to the problem questions. To identify the evidence of
learning were analyzed the MCs built by the participants and, using the same resource were
created MCs for each of the themes. It was indentified three categories, namely: development
of criticality; disciplinary conceptual understanding (isomerism; enantiomers) and, finally,
construction of interdisciplinary and contextual meanings about isomerism in organic
compounds. The results indicated that the educational game ISOGAMES revealed
contribution and potential for learning concepts about isomerism in organic compounds, since
it was conceived from an interdisciplinary and investigative perspective. As an educational
product resulting from this Dissertation, this game reflects the relationship between theory
and practice and the breaking of disciplinary boundaries. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo didático | por |
dc.subject | Indícios de aprendizagem | por |
dc.subject | Isomeria | por |
dc.subject | Educational game | eng |
dc.subject | Evidence of learning | eng |
dc.subject | Isomerism | eng |
dc.title | O jogo didático Isogames no estudo da isomeria em compostos orgânicos: indícios de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | An educational game called “ Isogames” in the study of Isomery in Organic Compound: learning aspects | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1811225448261362 | por |
dc.description.resumo | Historicamente, a abordagem tradicional dos conteúdos vem sendo criticada por sua limitação
no que diz respeito ao conhecimento científico. Nessa concepção, a Ciência é
descontextualizada e acrítica. Por isso, o processo de ensino e aprendizagem pouco contribui
para gerar interesse e motivação nos estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por
objetivo identificar os indícios de aprendizagem sobre a isomeria em compostos orgânicos, a
partir da execução do jogo didático ISOGAMES, fundamentado na resolução de problemas e
na interdisciplinaridade. O interesse pelo estudo do tema surgiu a partir da análise da própria
prática pela professora, pois, diversas vezes, os estudantes apresentaram dificuldade de
entender conceitos relacionados à isomeria. Dessa forma, esta pesquisa foi balizada com a
seguinte questão: Quais indícios de aprendizagem, sobre a isomeria em compostos orgânicos,
podem ser identificados, por meio da execução do jogo didático ISOGAMES, fundamentado
na resolução de problemas e na interdisciplinaridade? Para tanto, a pesquisa do tipo
qualitativa, envolveu a participação de quarenta estudantes do segundo ano do curso de
Química integrado ao ensino médio, em uma das Escolas Técnicas (ETECs) do interior do
Estado de São Paulo. Utilizamos como instrumentos para obtenção e análise dos dados o
próprio jogo; os Mapas Conceituais (MCs) sobre as temáticas adrenalina, aspartame, gordura
trans e vitamina C; as falas dos participantes e as respostas das questões-problema. Para
identificarmos os indícios de aprendizagem, analisamos os MCs construídos pelos
participantes e, a partir do mesmo recurso, criamos MCs para cada uma das temáticas.
Identificamos três categorias, a saber: desenvolvimento da criticidade; entendimento
conceitual disciplinar (isomeria; enantiômeros) e, por fim, construção de significados
interdisciplinares e contextuais sobre a isomeria em compostos orgânicos. Os resultados
indicaram que o jogo didático ISOGAMES revelou contribuição e potencial para a
aprendizagem de conceitos sobre a isomeria em compostos orgânicos, já que foi concebido a
partir de uma perspectiva interdisciplinar e investigativa. Por ser um produto educacional
decorrente desta Dissertação, este jogo reflete a relação teoria e prática e a quebra das
fronteiras disciplinares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4363029727115518 | por |