dc.contributor.author | Guimarães, Gabriela Guerreiro | |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T16:11:24Z | |
dc.date.available | 2020-10-14T16:11:24Z | |
dc.date.issued | 2020-08-31 | |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Gabriela Guerreiro. Formação de nexos conceituais do número na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13336. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13336 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze the conceptual nexuses of the natural numbers that are formed in children developed from Triggering Situations of Learning (SDA) provided in the context of Teaching Guiding Activities (AOE). In this context, it is necessary consider the role of interactions in the process in the process of forming conceptual nexuses of the number as content that are related to counting from SDA. The interactions are directly related to the work developed in an early childhood school in the countryside of São Paulo, in the year 2019 which involved 23 children, aged 5 and 6 years. The questions that led the research were defined as follows: What are the conceptual nexuses of the natural numbers that are formed in children while interacting in situations that trigger learning? What is the role of interactions in this process? The investigation is based on the assumptions of historical-cultural theory. The data were obtained from the development of SDA about the conceptual nexuses of the number, such as: numerical sense, correspondence one by one, grouping and numerical representation through the use of one game entitled: Quantitative hula hoops of colors and four games called: The deck of numerical sense; When the man didn't have to count; The problem of heroes and Numerical hula hoops. In this context, the SDA which are in the form of play and games are configured as an educational product, in which it was sought to enable predominantly playful learning in the context of early childhood education. As a result, the data obtained indicate that from the developed SDA, children were able to interact with the conceptual nexus of numbers, thus facilitating the apprehension of counting, in which it was found that in all children the conceptual nexus was formed, in some of them formed the conceptual nexus of correspondence one by one and, in the minority, the conceptual nexus of grouping. In this sense, the role of interactions highlights for its importance in the knowledge acquisition process, which provided greater appropriation by children of the conceptual nexuses of the number, facilitating learning and providing greater development for children. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nexos conceituais do número | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Atividade orientadora de ensino | por |
dc.subject | Situação desencadeadora de aprendizagem | por |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Conceptual nexuses of the number | eng |
dc.subject | Ludic | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Teaching guiding activity | eng |
dc.subject | Triggering situations of learning | eng |
dc.subject | Historical-Cultural Theory | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.title | Formação de nexos conceituais do número na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Formation of conceptual connections of number in early childhood education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Maria do Carmo de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6637658562543505 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo analisar os nexos conceituais dos números naturais que se formam em crianças desenvolvidos a partir de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) proporcionadas no contexto de Atividades Orientadoras de Ensino (AOE). Nesse contexto há de se considerar o papel das interações no processo de formação de nexos conceituais do número como conteúdo que se relacionam à contagem a partir de SDA. As interações estão diretamente relacionadas ao trabalho desenvolvido em uma escola de educação infantil do interior de São Paulo, no ano de 2019 que envolveu 23 crianças, com idade de 5 e 6 anos. As questões que conduziram a pesquisa foram assim definidas: Quais os nexos conceituais dos números naturais que se formam em crianças enquanto interagem diante de situações desencadeadoras de aprendizagem? Qual é o papel das interações neste processo? A investigação está fundamentada nos pressupostos da teoria histórico-cultural. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de SDA sobre os nexos conceituais do número, tais como: senso numérico, correspondência um a um, agrupamento e representação numérica por meio do uso de um jogo intitulado: Bambolês quantitativos das cores e quatro brincadeiras denominadas de: O baralho do senso numérico; Quando o homem não precisava contar; O problema dos heróis, Bambolês numéricos. Neste contexto, as SDA que estão no formato de brincadeiras e jogos se configuram como produto educacional, em que procurou-se possibilitar aprendizagens predominantemente lúdicas no contexto da educação infantil. Como resultado, os dados obtidos indicam que a partir das SDA desenvolvidas, as crianças puderam interagir com os nexos conceituais dos números, facilitando assim, a apreensão da contagem. Nesse sentido, o papel das interações se destaca por sua importância no processo de aquisição de conhecimento, o que proporcionou maior apropriação pelas crianças dos nexos conceituais do número, sendo facilitador de aprendizagem e proporcionando maior desenvolvimento delas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9775395172698200 | por |