dc.contributor.author | Albuquerque, Isis de | |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T11:26:48Z | |
dc.date.available | 2020-10-16T11:26:48Z | |
dc.date.issued | 2020-08-26 | |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Isis de. Brincar de colorir e desenhar: procedimento de ensino para criança com TEA. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13344. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13344 | |
dc.description.abstract | Children diagnosed with autism spectrum disorder (ASD) may present difficulties in playing behavior, requiring intervention and teaching procedures aimed at learning this behavior. Having regard to the importance of colouring and drawing for academic skills, this study has drawn up and implemented a teaching programme, which took into account the sensory and behavioural aspects necessary for teaching colouring and drawing, aiming to make the behavior of coloring and drawing naturally reinforcing for children with ASD. The study included three children diagnosed with ASD, two boys and a girl, who had an aversion to the use of graphic material. The results present the teaching programs developed by playing with coloring and drawing and indicate that the application of these programs favored the spontaneous choice of graphic material to color and draw in the three participants and increase the time of functional use of this material. It was also observed a reduction in fugue and avoidance behaviors in relation to graphic material and a reduction in the use of prompts during teaching sessions. The coloring and drawing became part of the repertoire of games of the participants, who spontaneously chose the graphic material for functional use, verbalizing phrases that indicated satisfaction with the play, expressing smiles and maintaining a relaxed posture while coloring and drawing | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa de ensino | por |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | por |
dc.subject | Análise do comportamento | por |
dc.subject | Integração sensorial | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Colorir e desenhar | por |
dc.subject | Teaching program | eng |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | eng |
dc.subject | Behavior analysis | eng |
dc.subject | Sensory integration | eng |
dc.subject | Play | eng |
dc.subject | Coloring and drawing | eng |
dc.title | Brincar de colorir e desenhar: procedimento de ensino para criança com TEA | por |
dc.title.alternative | Play coloring and drawing: teaching procedure for child with ASD | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Domeniconi, Camila | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9684535663947328 | por |
dc.description.resumo | As crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) podem apresentar dificuldades no comportamento de brincar, necessitando de intervenção e procedimentos de ensino direcionados à aprendizagem desse comportamento. Considerando a importância do colorir e desenhar para as habilidades acadêmicas, o presente estudo elaborou e aplicou um programa de ensino, que contemplou os aspectos sensoriais e comportamentais necessários ao ensino do brincar de colorir e desenhar, visando tornar o comportamento de colorir e desenhar naturalmente reforçador para as crianças com TEA. Participaram do estudo três crianças com diagnostico de TEA, dois meninos e uma menina, que apresentavam aversão ao uso do material gráfico. Os resultados apresentam os programas de ensino elaborados ao brincar de colorir e desenhar e indicam que a aplicação desses programas favoreceu a escolha espontânea do material gráfico para colorir e desenhar nos três participantes e aumento do tempo de uso funcional desse material. Observou-se também redução dos comportamentos de fuga e esquiva diante do material gráfico e redução do uso de dicas durante as sessões de ensino. O colorir e desenhar passou a fazer parte do repertório de brincadeiras dos participantes, que escolheram espontaneamente o material gráfico para uso funcional, verbalizando frases que indicavam satisfação com a brincadeira, expressando sorrisos e mantendo uma postura relaxada durante o colorir e desenhar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5583731011570024 | por |