Show simple item record

dc.contributor.authorGodoy, Karen Adriana
dc.date.accessioned2020-10-19T10:48:45Z
dc.date.available2020-10-19T10:48:45Z
dc.date.issued2020-07-30
dc.identifier.citationGODOY, Karen Adriana. Aula de arte na educação básica: um estudo sobre as concepções de professoras atuantes em escolas públicas na cidade de São Carlos-SP. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13354.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13354
dc.description.abstractThis work investigated the conceptions of Art teaching by teachers working in public schools in the city of São Carlos / SP. As specific objectives, it was intended: to explore which artistic languages the teachers consider to be valid for teaching Art; identify which activities they expect to be carried out in the teaching of Arts; understand why these teachers consider such activities to be valid for teaching Art; to verify the role of art teaching at school for these teachers; and to analyze their conceptions regarding Art teaching at school. We rely on authors who discuss topics such as: “What is Art”; “Legislation on teaching Art”; and “Function and conceptions about teaching Art”. This is a qualitative research, in which a study of interviews was carried out, and which used the semi-structured interview as a data collection technique. For data treatment, content analysis was performed. Four art teachers from the Municipal and State Education Networks were interviewed, in schools located in São Carlos / SP. The data allowed to conclude that the legislation referring to the teaching of Art in schools does not offer concrete subsidies for the teaching work in Art of teachers. In addition, it was possible to conclude that the demands in relation to professional training and teaching practice are still in great disagreement, causing the area to weaken, professional devaluation and an art teaching with little theoretical basis. We were also able to conclude that the interviewees consider the presence and teaching of the four artistic languages at school to be important, but when reporting on the activities carried out in Art classes, the vast majority rely on examples of the visual language or only in the area of their training.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectConcepções sobre ensino de artepor
dc.titleAula de arte na educação básica: um estudo sobre as concepções de professoras atuantes em escolas públicas na cidade de São Carlos-SPpor
dc.title.alternativeArt class in basic education: a study about the conceptions of teachers working in public schools in the city of São Carlos-SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Galizia, Fernando Stanzione
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007795540173093por
dc.description.resumoEste trabalho investigou as concepções de ensino de Arte de professoras atuantes em escolas públicas na cidade de São Carlos/SP. Como objetivos específicos, pretendeu-se: explorar quais linguagens artísticas as professoras consideram como válidas para ensino de Arte; identificar quais atividades esperam que sejam realizadas no ensino de Artes; compreender por que essas professoras consideram tais atividades como válidas para o ensino de Arte; verificar qual a função do ensino de Arte na escola para estas professoras; e analisar as concepções que as mesmas possuem em relação ao ensino de Arte na escola. Nos apoiamos em autores que discorrem sobre temas como: “O que é Arte”; “Legislação sobre ensino de Arte”; e “Função e concepções sobre ensino de Arte”. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de entrevistas, e que usou como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Para tratamento dos dados, foi realizada análise de conteúdo. Foram entrevistadas quatro professoras de Arte da Rede Municipal e Rede Estadual de Ensino, em escolas situadas em São Carlos/SP. Os dados permitiram concluir que a legislação referente ao ensino de Arte nas escolas não oferece subsídios concretos para o trabalho docente em Arte das professoras. Além disso, foi possível concluir que as exigências em relação à formação profissional e a prática docente ainda caminham em grande descompasso, causando o enfraquecimento da área, a desvalorização profissional e um ensino de Arte com pouco embasamento teórico. Também pudemos concluir que as entrevistadas consideram importante a presença e o ensino das quatro linguagens artísticas na escola, mas quando relatam sobre as atividades realizadas nas aulas de Arte, a grande maioria se apoia em exemplos da linguagem visual ou apenas na área de sua formação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8679239829254671por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil