Mostrar el registro sencillo del ítem
“Porque se sou eu, tenho que escrever o que eu penso. Posso senhor?”: falas de jovens privados de liberdade
dc.contributor.author | Kastein Filho, André Luiz Martins | |
dc.date.accessioned | 2020-11-09T10:30:50Z | |
dc.date.available | 2020-11-09T10:30:50Z | |
dc.date.issued | 2020-04-27 | |
dc.identifier.citation | KASTEIN FILHO, André Luiz Martins. “Porque se sou eu, tenho que escrever o que eu penso. Posso senhor?”: falas de jovens privados de liberdade. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13406. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13406 | |
dc.description.abstract | The present study analyzed the experience knowledge shared by young people during a professional qualification course, with the premise of locating them in the center of the practices that are developed in a deprivation of liberty institution, a CASA Foundation unit, with the intention of to contribute to the social practices developed in these spaces, considering the proposals of social education as a means of transforming realities. For this, it was established as a research question: what knowledge do young people deprived of liberty teach and learn in the professional qualification program? Proposing to problematize the educational action that is developed between the different social actors through a perspective that has acquired visibility in the decolonial field, the excerpts that bring the speeches of the young people contribute to understand the impacts of the proposal of a training for entrepreneurship within capitalism engineered in the neoliberal prism. Adopting qualitative participatory research methods, the data were recorded and organized in field diaries, analyzed through dialogue with the bibliographic reference. Putting in check mechanisms that annul and stigmatize young people and their knowledge, and problematizing the boundary between the “world of work” and the “world of crime”, we reiterate the need to look for loopholes, whether in the political and social context, that in the current horizon, it is obscure, whether in the statements that both educators and students bring in the midst of so many socioeconomic conflicts and the very existence and configuration of youth incarceration policies. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jovens em privação de liberdade | por |
dc.subject | Educação profissional no CASA | por |
dc.subject | Educação em espaços de restrição e privação de liberdade | por |
dc.subject | Subjetividades | por |
dc.subject | Young people deprived of liberty | eng |
dc.subject | Professional education at CASA | eng |
dc.subject | Education in spaces of restriction and deprivation of liberty | eng |
dc.subject | Subjectivities | eng |
dc.title | “Porque se sou eu, tenho que escrever o que eu penso. Posso senhor?”: falas de jovens privados de liberdade | por |
dc.title.alternative | “Because if it's me, I have to write what I think. Can I sir? ”: Speeches by young people deprived of their freedom | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Ana Cristina Juvenal da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6736396213946663 | por |
dc.description.resumo | Este estudo analisou os saberes e relações estabelecidas entre meninos jovens em uma instituição de privação de liberdade, uma unidade da Fundação CASA no interior de São Paulo. O enfoque se deu nas interações ocorridas durante um curso de qualificação profissional, tendo como premissa, localizá-los no centro das práticas que se desenvolvem. O conceito que orienta a análise das interações é o de "saberes de experiência feitos" que permitiu analisar as práticas sociais desenvolvidas neste espaço, considerando as proposições da educação social como meio de transformação de realidades sociais. Para isso, estabeleceu-se como questão de pesquisa: que saberes os jovens privados de liberdade ensinam e aprendem no programa de qualificação profissional? A referência teórica é construída em parte com os aportes do campo decolonial especialmente nos trechos em se analisam as falas dos jovens que possibilitam compreender os limites e impactos da proposição de uma formação para o empreendedorismo no interior do capitalismo engendrado no prisma neoliberal. Adotando os métodos da pesquisa participante de natureza qualitativa, os dados foram registrados e organizados em diários de campo, analisados por meio do diálogo com o referencial bibliográfico. Colocando em cheque mecanismos que anulam e estigmatizam os jovens e seus saberes, e problematizando a fronteira entre o “mundo do trabalho” e o “mundo do crime”, reiteramos a necessidade de que se busquem brechas, seja no contexto político e social, que no atual horizonte apresenta-se obscuro, seja nas falas que ambos, educadores/as e educandos trazem em meio a tantos conflitos socioeconômicos, a própria existência e configuração das políticas de encarceramento juvenil. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9559735991999838 | por |