dc.contributor.author | Rodrigues, Fabio Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2020-11-09T15:15:48Z | |
dc.date.available | 2020-11-09T15:15:48Z | |
dc.date.issued | 2020-07-30 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Fabio Carvalho. Roda de Samba na Escola: processos educativos emergentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13408. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13408 | |
dc.description.abstract | This master research, characterized as an action research (TRIPP, 2005), was developed in conjunction with the project “Roda de Samba na Escola”, in a Public State School of the Integral Education Program of the Initial Years, in the state of São Paulo. The objective of this research was make an investigation about the educational processes developed within the samba circle (“Roda de Samba” – RDS – in Portuguese), which took place in the school playgrounds. The group of students surveyed was chosen according to their own interests, with an authorization from their parents or legal guardians and also with the authorization of the school. Before the RDS, interviews were conducted with a group of 43 students to ask their motivation and their previous experiences with samba. The data collection was effected in eight samba circles, divided into: “RDS Aprendiz”, “RDS do Convidado”, “RDS de Ensaio”, “RDS de Apresentação”, “RDS de Baião”, “RDS de Avaliação”, “RDS Livre” and “RDS Final”. The theoretical framework was composed by several authors from the Education and Music area, that we highlight: Gohn (2006; 2013; 2014; 2016), Vianna (1995), Sodré (1998), Souza (2013), Arcuri (2015) and Zabala (1998). In the results, about the students' motivations and previous experiences, we realized that the students bring a previous experience from their family and from the school itself, in addition to the desire to play as the main motivation. About the subjects worked on the circles, we found a small predominance of conceptual contents in relation to attitudinal and procedural contents, but which did not become predominant because there was a certain balance between them. Regarding samba, we realized that the actions developed in the project approach resistance actions, with the learning of “Tiririca” concepts and notes about existing historicity being reasons for making music be included in the samba culture. We also noticed that the educational processes emerged in different contexts and in different circles and varied between formal, non-formal and informal learning. Finally, as a conclusion, we perceived that there was an effective learning through the samba circles at school, in which students, in emerging educational processes, became more knowledgeable of the culture linked to this musical genre. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Ensino de Samba | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Educational processes | eng |
dc.subject | Teaching Samba | eng |
dc.title | Roda de Samba na Escola: processos educativos emergentes | por |
dc.title.alternative | Roda de Samba na Escola: emerging educational processes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Galizia, Fernando Stanzione | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4007795540173093 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado, caracterizada como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005), foi realizada junto ao projeto “Roda de Samba na Escola”, desenvolvido em uma escola pública estadual do Programa Ensino Integral Anos Iniciais do Estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa foi investigar os processos educativos desenvolvidos dentro da roda de samba (RDS), que ocorre nos recreios da escola. O grupo de alunos pesquisados foi escolhido conforme o interesse dos próprios, com a devida autorização dos pais ou responsáveis e contando também com a autorização da escola. Antes das rodas foram realizadas entrevistas em roda de conversa com um grupo de 43 alunos(as) averiguando a sua motivação e experiência prévia com samba. A coleta de dados foi realizada em oito rodas de samba, divididas em: RDS Aprendiz, RDS do Convidado, RDS de Ensaio, RDS de Apresentação, RDS de Baião, RDS Avaliativa, RDS Livre e RDS Final. O referencial teórico foi composto por diversos autores da área de Educação e Música, dentre os quais destacamos: Gohn (2006; 2013; 2014; 2016), Vianna (1995), Arcuri (2015) e Zabala (1998). Nos resultados, sobre motivações e experiências prévias dos alunos, percebemos que os(as) alunos(as) trazem uma experiência prévia da família e da própria escola, além da vontade de tocar como principal motivação. Já sobre os conteúdos trabalhados nas rodas, encontramos uma leve predominância dos conteúdos conceituais em relação aos atitudinais e procedimentais, mas que não se tornaram predominantes pois houve certo equilíbrio entre eles. Em relação ao samba, percebemos que as ações desenvolvidas no projeto se aproximaram da ação de resistência, com aprendizagem dos conceitos da Tiririca e apontamentos sobre a historicidade existente como razões do fazer musical incluída na cultura do samba. Vimos ainda os processos educativos que emergiram em diversos contextos e em rodas distintas, e que variaram entre aprendizagens formais, não formais e informais. Por fim, como conclusão, notamos que houve uma aprendizagem efetiva por meio das rodas de samba na escola, em que alunos e alunas, a partir dos processos educativos emergentes, se tornaram mais conhecedores da cultura ligada a este gênero musical. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5427908839675643 | por |