dc.contributor.author | Lyra, Victor Souza | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T09:52:12Z | |
dc.date.available | 2020-11-12T09:52:12Z | |
dc.date.issued | 2020-03-17 | |
dc.identifier.citation | LYRA, Victor Souza. Práticas de observação astronômica no ensino médio: uma proposta de sequência didática para uso de telescópio remoto. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13427. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13427 | |
dc.description.abstract | This work deals with the elaboration and implementation of an educational product in the form of a Didactic Sequence (DS) for high school students and aims to use a remote telescope to trace a historical path, starting from the simple observation of the sky with the naked eye and achieve remote observation through a telescope. It is understood that work like this is important because, in the school environment, greater emphasis is placed on the basic understanding of scientific terms and concepts, leaving in the background the issue of understanding the nature of Science and its relationship with technology and the society. The DS takes the history and epistemology of Science as its guiding axis and will involve the topic of astronomical observations. Students interested in participating took a course of 10 expository classes dialogued, with the possibility of making astronomical observations with the naked eye and using some instruments and telescopes. The purpose of the course was to offer the students involved a vision of how science thinking and doing go hand in hand with their historical and cultural contexts, relating what was observed in the sky to the way of seeing the world at different times. Concepts of the history and epistemology of Science were explored as a guiding principle for the development of DS. Using Gowin's “V” in an inductive perspective, DS analysis was performed to validate it, as well as redesign completing the first cycle of the iterative process of the Teaching and Learning Sequence (TLS). From the comments and questions made by the students during the course, transcribed in this work, it was possible to characterize the occurrence of elements of the history and epistemology of Science during the DS. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Telescópio remoto | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | História da Ciência | por |
dc.subject | Epistemologia da Ciência | por |
dc.subject | Remote telescope | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject | History of Science | eng |
dc.subject | Epistemology of Science | eng |
dc.title | Práticas de observação astronômica no ensino médio: uma proposta de sequência didática para uso de telescópio remoto | por |
dc.title.alternative | Practices of astronomical observation in high school: a proposal for a didactic sequence for using a remote telescope | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bretones, Paulo Sérgio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0016646045895716 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da elaboração e implementação de um produto educacional na forma de uma Sequência Didática (SD) para alunos do ensino médio e visa à utilização de um telescópio remoto para traçar um caminho histórico, partindo da simples observação do céu a olho nu e chegando à observação remota através de um telescópio. Entende-se que é importante um trabalho como este, pois, no ambiente escolar, é dada maior ênfase à compreensão básica de termos e conceitos científicos, ficando em segundo plano a questão da compreensão da natureza da Ciência e de sua relação com a tecnologia e a sociedade. A SD toma como eixo norteador a história e a epistemologia da Ciência e envolverá o tema de observações astronômicas. Os alunos interessados em participar fizeram um curso de 10 aulas expositivas dialogadas, com a possibilidade de realizar observações astronômicas a olho nu e com o uso de alguns instrumentos e telescópios. O curso teve por finalidade oferecer aos alunos envolvidos uma visão de como o pensar e o fazer Ciência caminham junto com seus contextos históricos e culturais, relacionando o que se observava no céu com a própria maneira de enxergar o mundo em diferentes épocas. Foram explorados conceitos da história e epistemologia da Ciência como eixo norteador para o desenvolvimento da SD. Utilizando o “V” de Gowin numa perspectiva indutiva, fez-se a análise da SD para a validação dela, bem como o redesenho, ou redesign, completando o primeiro ciclo do processo iterativo da Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA). A partir dos comentários e questionamentos feitos pelos alunos durante o curso, transcritos neste trabalho, foi possível caracterizar a ocorrência de elementos da história e epistemologia da Ciência no decorrer da SD. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8564751564430725 | por |