Show simple item record

dc.contributor.authorGuimarães, João Vinicius Carvalho
dc.date.accessioned2020-11-12T19:10:42Z
dc.date.available2020-11-12T19:10:42Z
dc.date.issued2020-08-20
dc.identifier.citationGUIMARÃES, João Vinicius Carvalho. O habitus vestibulando para o acesso ao ensino superior em um colégio privado no sul de Minas Gerais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13431.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13431
dc.description.abstractThe middle and elite classes in basic education constitute an important field of study for the Sociology of Education, although little explored. This research, has as theoretical precepts the work the Pierre Bourdieu, especially the notion of habitus, field and capital from his praxiological approach. Precisely it aims to investigate the performance of a specific habitus that expresses itself more strongly in the last year of basic education - the 3rd year of high school - aimed at training for entry into university education in a private school in the south of Minas Gerais. To this specific habitus we call vestibulando habitus. The importance of entrance exams for the Brazilian context was also discussed, the notion of school success and failure based on the importance of the diploma and the recent challenges of high school, based on the work of Pierre Bourdieu, applied based on socioeconomic questionnaires. and semi-structured interviews. Most students are linked to both the traditional middle class associated with the high level of schooling of their parents, and also members of the so-called “new middle class”, based mainly on the possession of economic capital, differently from the research hypothesis that said they were elite groups from the South of Minas Gerais. Thus, the flexibility of the vestibulando habitus becomes visible in the fittings of trajectory based fundamentally on the cultural capital associated with the social origin and on the volume of investments made since childhood.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrajetória escolarpor
dc.subjectEnsino médio privadopor
dc.subjectPierre Bourdieupor
dc.subjectSchool trajectoryeng
dc.subjectPrivate high schooleng
dc.titleO habitus vestibulando para o acesso ao ensino superior em um colégio privado no sul de Minas Geraispor
dc.title.alternativeThe vestibulando habitus for access to higher education in a private school in southern Minas Geraiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rothen, José Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942510389127549por
dc.description.resumoAs camadas médias e elitizadas na educação básica se constituem em importante campo de estudo para a Sociologia da Educação, embora pouco explorado. Esta pesquisa, tem como preceitos teóricos a obra de Pierre Bourdieu, especialmente a noção de habitus, de campo e de capital a partir de sua abordagem praxiológica. Precisamente tem como objetivo investigar a atuação de um habitus específico que se expressa com mais força no último ano da educação básica - o 3° ano do ensino médio - voltado à formação para o ingresso no ensino superior em um colégio privado no sul de Minas Gerais. A este habitus específico nominamos habitus vestibulando. Também se discutiu a importância dos exames de seleção para o contexto brasileiro, a noção de sucesso e fracasso escolar baseada na importância do diploma escolar e os desafios recentes do ensino médio, com base na obra de Pierre Bourdieu, e aplicada a partir de questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas. Os estudantes são em sua maioria vinculados tanto à camada média tradicional associada à elevada escolarização dos pais, quanto membros da chamada “nova classe média”, baseada principalmente na posse de capital econômico, diferentemente da hipótese de pesquisa que dizia se tratar de camadas elitizadas do Sul de Minas Gerais. Assim, a flexibilidade do habitus vestibulando se torna visível nos encaixes de trajetória embasada fundamentalmente no capital cultural associado à origem social e no volume dos investimentos realizados desde a infância.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6123032649206705por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil