dc.contributor.author | Oliveira, Junio Pereira Virto de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T22:51:20Z | |
dc.date.available | 2020-11-12T22:51:20Z | |
dc.date.issued | 2020-07-27 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Junio Pereira Virto de. Grupos operativos: a construção do conhecimento mediante uma relação dialógica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13433. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13433 | |
dc.description.abstract | Comprehensive education in Brazil is a recent trend, a process that is under construction requiring adaptation of the educational system, especially in its methodological aspects, thus there are great gaps in the understanding of how to operate in relation to it. Thus, it is necessary to bear in mind that the production of the curriculum of the integral school brings the challenge of placing the student as a protagonist in the learning processes. The study investigated the potential of the concepts of operative groups of Pichón-Rivièri as a methodological strategy for the development of learning in students of an integral school in the municipality of Araraquara-SP. Thus, the following research questions were defined: Can operative groups be configured as an alternative methodological strategy in a full school? How can the interrelationship between students guide the progress of a project? Is it possible for students to build learning collectively, producing new knowledge, enabling learning? As a general objective it was analyzed within the operational groups how the tasks were faced during the meetings by the students. The study was based on qualitative research, and is configured as an action research. The method used for data collection was that of participant observation, with the operative groups using mainly the recording of images and audio. Two operative groups were set up in which students were tasked with solving problematic situations culminating in the production of the online newspaper. The dialogues at the meetings produced rich material, enabling the analysis of the data through the characterization of the roles and vectors of the group process, making it possible to point out how the inter-relationship of the students provided a construction of new knowledge from a collective construction, providing opportunities learning situations. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.subject | Grupos operativos | por |
dc.subject | Diálogo | por |
dc.subject | Caracterização de papéis | por |
dc.subject | Vetores do processo grupal | por |
dc.subject | Integral education | eng |
dc.subject | Operating groups | eng |
dc.subject | Dialogue | eng |
dc.subject | Role characterization | eng |
dc.subject | Group process vectors | eng |
dc.title | Grupos operativos: a construção do conhecimento mediante uma relação dialógica | por |
dc.title.alternative | Operative groups: the construction of knowledge through a dialogical relationship | eng |
dc.title.alternative | Grupos operativos: la construcción del conocimiento a través de una relación dialógica | spa |
dc.title.alternative | Groupes opératifs: la construction de connaissances à travers une relation dialogique | fre |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Julio, Josimeire Meneses | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 | por |
dc.description.resumo | A educação integral no Brasil é uma tendência recente, um processo que está em construção requerendo adequação do sistema educacional sobretudo em seus aspectos metodológicos, dessa forma existem grandes lacunas no entendimento de como operar em relação a ela. Assim é necessário ter em mente que a produção do currículo da escola integral traz o desafio de colocar o aluno como protagonista nos processos de aprendizagem. O estudo investigou o potencial dos conceitos de grupos operativos de Pichón-Rivièri como estratégia metodológica para o desenvolvimento da aprendizagem em alunos de uma escola integral no município de Araraquara-SP. Dessa maneira, definiram-se as seguintes questões de pesquisa: Os grupos operativos podem se configurar como uma alternativa de estratégia metodológica em uma escola integral? Como a inter-relação entre os alunos pode direcionar o andamento de um projeto? É possível que os alunos construam aprendizagens coletivamente produzindo novos conhecimentos oportunizando a aprendizagem? Como objetivo geral analisou-se dentro dos grupos operativos como as tarefas foram enfrentadas durante os encontros pelos alunos. O estudo se pautou na pesquisa de cunho qualitativo, e se configura como uma pesquisa-ação. O método utilizado para a coleta de dados foi o de observação participante, junto aos grupos operativos utilizando como ferramenta principalmente a gravação de imagens e áudio. Foram montados dois grupos operativos nos quais os alunos tiveram como tarefa a resolução de situações problematizadoras culminando com a produção do jornal online. Os diálogos nos encontros produziram um material rico, possibilitando a análise dos dados por meio da caracterização dos papéis e dos vetores do processo grupal, possibilitando apontar como a inter-relação dos alunos proporcionaram uma construção de novos conhecimentos a partir de uma construção coletiva, oportunizando situações de aprendizagem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9128279234896842 | por |