dc.contributor.author | Balász, Huli de Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-11-17T09:01:09Z | |
dc.date.available | 2020-11-17T09:01:09Z | |
dc.date.issued | 2020-07-30 | |
dc.identifier.citation | BALÁSZ, Huli de Paula. Fronteiras e paradoxos: a relação intermidiática entre cinema e performance no documentário Espaço além - Marina Abramović e o Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13453. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13453 | |
dc.description.abstract | This work analyzes the Brazilian documentary Espaço além - Marina Abramović and Brazil (The Space In Between: Marina Abramović and Brazil, Marco Del Fiol, 2016) for the bias of intermediality. The film approaches Abramović's trajectory in seek of healing and inspiration around the country. In her pilgrimage, the artist travels through regions of Brazil experiencing sacred rituals and exploring the boundaries between art, immateriality and consciousness. As theoretical reference, Ágnes Pethő’s (2018) concept of “in-betweenness” is considered and supported by the intermediality research axis also based on authors such as Dick Higgins (2012) and Irina Rajewsky (2012). The aim of this research is to investigate how the intermedial relationship between cinema and performance in that film reveals the subjective dimension of the character. In this regard, it also studies concepts of performance in authors such as Richard Schechner (2006), Roselee Goldberg (2016) and Tania Alice (2014). Besides, this research verifies possible comparison between the mode of performative documentary (Bill Nichols, 2012) and remediation (Jay David Bolter and Richard Grusin, 1999) of performance in film, since one can notice the displacement of the performance to the cinematographic universe throughout Abramović’s journey. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Intermidialidade | por |
dc.subject | Espaço além - Marina Abramović e o Brasil | por |
dc.subject | Intermediality | eng |
dc.subject | The space In between: Marina Abramović and Brazil | eng |
dc.title | Fronteiras e paradoxos: a relação intermidiática entre cinema e performance no documentário Espaço além - Marina Abramović e o Brasil | por |
dc.title.alternative | Borders and paradoxes: the intermedial relationship between cinema and performance in the documentary The space in-between - Marina Abramović and Brazil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Paiva, Samuel José Holanda de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7222933274927263 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o documentário brasileiro Espaço além - Marina Abramović e o Brasil (The Space In Between - Marina Abramović and Brazil, Marco Del Fiol, 2016) pelo viés da intermidialidade, na tentativa de compreender as relações entre cinema e performance. O filme aborda a trajetória de Abramović em busca de cura pessoal e inspiração artística pelo país. Nessa peregrinação, a artista viaja por regiões do Brasil experimentando rituais sagrados e explorando os limites entre arte, imaterialidade e consciência. Como referencial teórico é utilizado o conceito de “in-betweenness” de Ágnes Pethő (2018), apoiado sobre o eixo de pesquisa da intermidialidade com base também em autores tais como Dick Higgins (2012) e Irina Rajewsky (2012), entre outros. O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que forma a relação intermidiática entre cinema e performance no filme revela a dimensão subjetiva da personagem e para isso são abarcados também os conceitos de performance em Richard Schechner (2006), Roselee Goldberg (2016) e Tania Alice (2014), verificando o possível cotejo entre o modo de documentário performático de Bill Nichols (2012) e a remediação (Jay David Bolter e Richard Grusin, 1999) desta arte no cinema, uma vez que ao longo da jornada da artista, nota-se o deslocamento da performance para o universo cinematográfico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ROTEIRO E DIRECAO CINEMATOGRAFICOS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88882.441233/2019-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5244080549654466 | por |