dc.contributor.author | Cardoso, Ivanilda Amado | |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T15:02:19Z | |
dc.date.available | 2020-12-07T15:02:19Z | |
dc.date.issued | 2020-02-14 | |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Ivanilda Amado. Intelectuais insurgentes no campo da formação de professores/as. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13531. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13531 | |
dc.description.abstract | In this research, I followed training paths based on the trajectory and production of black women and their inferences in educational spaces. The objective was to position insurgent intellectuals in the field of teacher education, representing the multiple voices of black teachers from the biography and bibliography of the Intellectual Insurgent Doctor Doctors Maria de Lourdes Siqueira, Ana Célia da Silva, Vanda Machado, Petronilha Beatriz Gonçalves and Silva and Joyce Elaine King. The field of teacher education is a space for the struggle for democracy and the realization of the anti-racist society project, so there is an emergency in the location of concepts and epistemologies that erase and question the pedagogical tendencies of Eurocentric bases. In this perspective, with input and methodological tool of the Escrevivência, intertwining and braiding memories and concepts, I present the dignified trajectory of life and interdisciplinary theoretical production available in books, articles, lectures and audiovisual material of the insurgent intellectuals as practical and theoretical potentials for the field of teacher training. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intelectuais insurgentes | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação de Professores/as | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Insurgent intellectuals | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.title | Intelectuais insurgentes no campo da formação de professores/as | por |
dc.title.alternative | Surgent intellectuals in the field of teacher training | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Tatiane Cosentino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8361431964064731 | por |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa percorri caminhos formativos a partir da trajetória e produção de mulheres negras e suas inferências nos espaços educacionais. O objetivo foi posicionar intelectuais insurgentes no campo da formação de professores/as, representando as múltiplas vozes de professoras negras a partir da biografia e bibliografia das Intelectuais Insurgentes Professoras Doutoras Maria de Lourdes Siqueira, Ana Célia da Silva, Vanda Machado, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Joyce Elaine King. O campo da formação de professores/as é um espaço de luta pela democracia e efetivação do projeto de sociedade antirracista, portanto há uma emergência na localização de conceitos e epistemologias que rasurem e questionem as tendências pedagógicas de bases eurocêntricas. Nessa perspectiva, com aporte da ferramenta metodológica da escrevivência, entrelaçando e trançando memórias e conceitos, apresento a digna trajetória de vida e interdisciplinar produção teórica disponíveis em livros, artigos, palestras e material audiovisual das intelectuais insurgentes como potencialidades práticas e teóricas para o campo da formação de professores/as. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 140233/2017-2 | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88887.159110/2017-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5982358209677173 | por |