Show simple item record

dc.contributor.authorCardoso, Ivanilda Amado
dc.date.accessioned2020-12-07T15:02:19Z
dc.date.available2020-12-07T15:02:19Z
dc.date.issued2020-02-14
dc.identifier.citationCARDOSO, Ivanilda Amado. Intelectuais insurgentes no campo da formação de professores/as. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13531.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13531
dc.description.abstractIn this research, I followed training paths based on the trajectory and production of black women and their inferences in educational spaces. The objective was to position insurgent intellectuals in the field of teacher education, representing the multiple voices of black teachers from the biography and bibliography of the Intellectual Insurgent Doctor Doctors Maria de Lourdes Siqueira, Ana Célia da Silva, Vanda Machado, Petronilha Beatriz Gonçalves and Silva and Joyce Elaine King. The field of teacher education is a space for the struggle for democracy and the realization of the anti-racist society project, so there is an emergency in the location of concepts and epistemologies that erase and question the pedagogical tendencies of Eurocentric bases. In this perspective, with input and methodological tool of the Escrevivência, intertwining and braiding memories and concepts, I present the dignified trajectory of life and interdisciplinary theoretical production available in books, articles, lectures and audiovisual material of the insurgent intellectuals as practical and theoretical potentials for the field of teacher training.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntelectuais insurgentespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de Professores/aspor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectInsurgent intellectualseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.titleIntelectuais insurgentes no campo da formação de professores/aspor
dc.title.alternativeSurgent intellectuals in the field of teacher trainingeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361431964064731por
dc.description.resumoNesta pesquisa percorri caminhos formativos a partir da trajetória e produção de mulheres negras e suas inferências nos espaços educacionais. O objetivo foi posicionar intelectuais insurgentes no campo da formação de professores/as, representando as múltiplas vozes de professoras negras a partir da biografia e bibliografia das Intelectuais Insurgentes Professoras Doutoras Maria de Lourdes Siqueira, Ana Célia da Silva, Vanda Machado, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Joyce Elaine King. O campo da formação de professores/as é um espaço de luta pela democracia e efetivação do projeto de sociedade antirracista, portanto há uma emergência na localização de conceitos e epistemologias que rasurem e questionem as tendências pedagógicas de bases eurocêntricas. Nessa perspectiva, com aporte da ferramenta metodológica da escrevivência, entrelaçando e trançando memórias e conceitos, apresento a digna trajetória de vida e interdisciplinar produção teórica disponíveis em livros, artigos, palestras e material audiovisual das intelectuais insurgentes como potencialidades práticas e teóricas para o campo da formação de professores/as.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 140233/2017-2por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887.159110/2017-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5982358209677173por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil