dc.contributor.author | Fabricio, Mariana Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2020-12-23T20:20:18Z | |
dc.date.available | 2020-12-23T20:20:18Z | |
dc.date.issued | 2020-02-19 | |
dc.identifier.citation | FABRICIO, Mariana Gonçalves. Gênero e sexualidade nos cursos de Pedagogia: um estudo sobre a Resolução CNE 002/2015 na formação inicial de professoras do Sudeste. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13596. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13596 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze the way in which the Pedagogy courses of federal universities in the Southeastern region of the country were reformulated to comply with Resolution No. 002/2015 of the National Education Council (CNE). Resolution No. 002/2015 makes it mandatory to contemplate gender discussions in teacher education along the pedagogical political projects of undergraduate courses in Pedagogy. As consequence of a problematization of the emergency conditions of this policy national public, which regulates the training of teachers, inferring about its consequences in pedagogy courses, which train teachers for small children. This research, of genealogical inspiration, is based on a documentary analysis of the pedagogical projects of the Pedagogy courses in the Southeastern region after the adequacy date foreseen by the resolution. The search for keywords in the documents, it was possible to observe the various exits found by the courses to adapt to the new requirements. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Genre | eng |
dc.subject | Genealogy | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | Gênero e sexualidade nos cursos de Pedagogia: um estudo sobre a Resolução CNE 002/2015 na formação inicial de professoras do Sudeste | por |
dc.title.alternative | Gender and sexuality in Pedagogy courses: a study on CNE Resolution 002/2015 in the initial training of teachers in the Southeast | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Moruzzi, Andrea Braga | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1502374705668286 | por |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem por objetivo analisar a maneira pela qual os cursos de Pedagogia das Universidades Federais da Região Sudeste do país se reformularam para atender à Resolução Nº 002/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE). A Resolução Nº 002/2015 torna obrigatória a contemplação das discussões de gênero na formação docente por meio dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Através de uma problematização das condições de emergência desta política pública nacional, que normatiza a formação de professoras/es, e da elaboração de um levantamento dos seus desdobramentos nos cursos de pedagogia, investiga-se a maneira pela qual se formam docentes para a discussão de gênero na pequena infância. Esta pesquisa, de inspiração genealógica, baseia-se em uma análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da Região Sudeste após a data de adequação prevista pela Resolução. A partir da busca por palavras-chave nos documentos foi possível observar as diversas saídas encontradas pelos cursos para se adequarem às novas exigências | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88882.426328/2019-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9985911697672812 | por |