Show simple item record

dc.contributor.authorPaizan, Silena da Fonseca Pimentel
dc.date.accessioned2021-01-12T21:54:05Z
dc.date.available2021-01-12T21:54:05Z
dc.date.issued2020-12-04
dc.identifier.citationPAIZAN, Silena da Fonseca Pimentel. Oficinas de pensamentos na promoção de experiências filosóficas. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13674.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13674
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “Workshop of thoughts in the promotion of philosophical experience”, presents a way for the philosophy discipline to promote a philosophical experience for the subjects involved in it, as it appears that philosophizing has been rare in the teaching of philosophy, since this has been offered by models and official documents that function as obstacles and distances from the real function of the discipline. Most of the time the teaching of this curricular component was not characterized by the philosophical experience. The objective of this study is to bring philosophizing effectively to teach and learn, valuing the dialogical perspective of the subjects through the sharing of experiences in a collaborative way, from the training of teachers to teaching. The bibliographic research focused on the works of Walter Benjamim, Jorge Larrosa and Walter Kohan. With the analysis of the texts, it was possible to perceive the progressive distance between the subjects, the practice of the discipline and to signal a path for change. Following the theoretical references of Walter Kohan, we seek to facilitate this approach by creating the project entitled Oficina de Pensamentos, where the craft of thinking was prioritized in a collaborative involvement within that learning community and the themes developed in the workshop started from uneasy relationships between students and its truths, in a way we call a philosopher. Therefore, the conclusion reached was that through the Workshop of Thoughts, teaching and learning was reconstructed, through the cooperative sensitivity that started from the experience of those involved, each one within his time and space, promoting the gradual reconstruction of teaching and learning. from learning towards the philosophical experienceeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectEnsinar e aprenderpor
dc.subjectSujeitospor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectFilosofarpor
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectTeach and learneng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectPhilosophizeeng
dc.titleOficinas de pensamentos na promoção de experiências filosóficaspor
dc.title.alternativeThought workshops to promote philosophical experienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788063551247254por
dc.description.resumoEssa dissertação, intitulada “Oficina de pensamentos na promoção da experiência filosófica”, apresenta um caminho para que a disciplina filosofia promova uma experiência filosofante para os sujeitos nela envolvidos, pois constata-se que o filosofar tem sido raro no ensino de filosofia, visto que este tem sido oferecido por modelamentos e documentos oficiais que funcionam como entraves e distanciamentos da real função da disciplina. Na maior parte das vezes o ensino desse componente curricular encontrou-se descaracterizado da experiência filosófica. O objetivo desse estudo é trazer o filosofar efetivamente para o ensinar e aprender, valorizando a perspectiva dialógica dos sujeitos através do compartilhamento de experiências de maneira colaborativa, desde a formação de professores até o exercício docente. A pesquisa bibliográfica focalizou-se nas obras de Walter Benjamim, Jorge Larrosa e Walter Kohan. Com a análise dos textos foi possível perceber o distanciamento progressivo entre os sujeitos, a prática da disciplina e sinalizar um caminho para a mudança. Seguindo os referenciais teóricos de Walter Kohan, buscamos facilitar essa aproximação criando o projeto intitulado Oficina de Pensamentos, onde o ofício do pensar fora priorizado em um envolvimento colaborativo dentro daquela comunidade de aprendizagem e os temas desenvolvidos na oficina partiram de relações de inquietações entre os educandos e suas verdades, de uma maneira que denominamos de filosofante. Por conseguinte, a conclusão obtida foi que através da Oficina de Pensamentos, o ensinar e aprender foi reconstruído, através da sensibilidade cooperativa que partiu da experiência dos envolvidos, cada um dentro de seu tempo e de seu espaço, promovendo a reconstrução gradativa do ensinar e do aprender rumo à experiência filosófica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7823938501967237por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil