Show simple item record

dc.contributor.authorDiniz, Roberta Bergamasco
dc.date.accessioned2021-01-14T09:35:18Z
dc.date.available2021-01-14T09:35:18Z
dc.date.issued2020-11-27
dc.identifier.citationDINIZ, Roberta Bergamasco. Filosofia com crianças e mascotes: entre filosofia e artesania. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13688.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13688
dc.description.abstractThis dissertation analyzes, in philosophy with children classes, paths that can be taken so that they are meaningful to children, through the use of mascots, puppets, woven by an artisan teacher and linked to stories, dialogue and philosophizing. For this, we established a relationship with the history of philosophy for children, a method developed by the American philosopher Matthew Lipman, responsible for the writing of philosophical novels, considered by many to be a central material to be used in class. Seeking to go further, new words and ways of philosophizing, Walter Omar Kohan and other researchers contextualize philosophizing in a free and creative way, allowing both the child to open up to this world and the teacher. Based on the idea of craftsmanship, of sewing other ways of bringing children closer to philosophy, we introduced mascots to philosophy classes. Such experience - initially performed in face-to-face teaching with continuity in remote education, due to the COVID-19 pandemic-, proved capable of bringing children closer to philosophy, instigating and inspiring them to a creative, playful and engaging philosophizing, as a relevant proposal for teaching philosophy with children.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofia com criançaspor
dc.subjectFilosofar com criançaspor
dc.subjectArtesania e filosofiapor
dc.subjectMascotes na filosofiapor
dc.subjectPhilosophy with childreneng
dc.subjectPhilosophize with childreneng
dc.subjectCraftsmanship and philosophyeng
dc.subjectMascots in philosophyeng
dc.titleFilosofia com crianças e mascotes: entre filosofia e artesaniapor
dc.title.alternativePhilosophy with children and mascot: between philosophy and craftsmanshipeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788063551247254por
dc.description.resumoA presente dissertação analisa, nas aulas de filosofia com crianças, caminhos que podem ser percorridos de forma que estes sejam significativos para as crianças, através do uso de mascotes, fantoches, tecidos por uma professora artesã e ligados às histórias, ao diálogo e ao filosofar. Para tanto, estabelecemos relação com a história da filosofia para crianças, método elaborado pelo filósofo norte-americano Matthew Lipman, responsável pela escrita das novelas filosóficas, considerada por muitos um material central a ser utilizado nas aulas. Buscando ir além, novas palavras e maneiras de filosofar, Walter Omar Kohan e outros pesquisadores contextualizam o filosofar de forma livre e criativa, possibilitando tanto que a criança se abra a esse mundo, quanto o professor. A partir da ideia de artesania, de um costurar maneiras outras de aproximar as crianças da filosofia, introduzimos as mascotes nas aulas de filosofia. Tal experiência- realizada inicialmente no ensino presencial com continuidade no ensino remoto, em decorrência da pandemia da COVID-19-, mostrou-se capaz de aproximar as crianças da filosofia, instigando e inspirando-as a um filosofar criativo, lúdico e envolvente, constituindo-se como uma proposta relevante para o ensino de filosofia com crianças.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8282719390790184por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil