Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Patricia Melo Silva de
dc.date.accessioned2021-02-04T13:36:03Z
dc.date.available2021-02-04T13:36:03Z
dc.date.issued2020-11-11
dc.identifier.citationALMEIDA, Patricia Melo Silva de. Os saberes mobilizados pelos professores alfabetizadores no processo de aprendizagem dos alunos ingressos no Ensino Fundamental I. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13809.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13809
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the knowledge of pedagogical practice that literacy teachers mobilize in the process of inserting students in elementary school I. As specific objectives the research sought: to understand the experiences, challenges and proposals developed in this field of action; address the perception of literacy teachers in the face of this process; analyze the approximations and distances between the legal documents and the effectiveness of the proposal. The methodological procedures adopted were of a qualitative nature, carried out through a preliminary survey in the CAPES Theses and Dissertations Catalog (36) and in the UFSCar Thesis and Dissertations Repository website, totaling eleven researches analyzed; and, subsequently, the application of questionnaires, involving twelve literacy teachers working in the first year of elementary school, in São Carlos- SP . The theoretical framework that supported the study was supported by authors such as Tardif (2000, 2002, 2013) and Nóvoa (2017, 2019a, 2019b), for the discussion of professional knowledge and Soares (2004, 2005, 2017) for the discussion literacy. Among the results we can point out that disciplinary and curricular knowledge, coming from training courses and experiential knowledge, resulting from professional practice, are the sources that teachers most mobilize to teach, based on theoretical currents of various areas of knowledge, in a committed and conscious way, focused on the role of mediation and customer diversity. The data also reveal a critical and lack of chance of public policies and the lack of monitoring, training and support of EMS in relation to the demands presented by students, teachers, families.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectProfessores alfabetizadorespor
dc.subjectSaberes profissionaispor
dc.subjectEnsino fundamental Ipor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLiteracy teacherseng
dc.subjectProfessional knowledgeeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleOs saberes mobilizados pelos professores alfabetizadores no processo de aprendizagem dos alunos ingressos no Ensino Fundamental Ipor
dc.title.alternativeThe knowledge mobilized by literacy teachers in the learning process of students enrolled in Elementary School Ieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Márcia Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176529351192598por
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar os saberes da prática pedagógica que os professores alfabetizadores mobilizam no processo de aprendizagem dos alunos ingressos no ensino fundamental I. Como objetivos específicos a pesquisa buscou: compreender as experiências, os desafios e as propostas desenvolvidas nesse campo de ação; abordar a percepção dos professores alfabetizadores frente a esse processo; analisar as aproximações e distanciamentos entre os documentos legais e a efetivação da proposta. Os procedimentos metodológicos adotados foram de natureza qualitativa, realizados por meio de um levantamento preliminar no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no site do Repositório de Teses e Dissertações da UFSCar, totalizando onze pesquisas analisadas; e, posteriormente, a aplicação de questionários, envolvendo doze professores alfabetizadores atuantes no primeiro ano do ensino fundamental, em São Carlos-SP. O referencial teórico que fundamentou o estudo respaldou-se em autores, tais como: Tardif (2000, 2002, 2013) e Nóvoa (2017, 2019a, 2019b), para a discussão dos saberes profissionais e Soares (2004, 2005, 2017) para a discussão sobre alfabetização. Dentre os resultados podemos apontar que os saberes disciplinares e curriculares, provenientes dos cursos de formação e os saberes experienciais, resultantes da prática profissional, são as fontes que os professores mais mobilizam para ensinar, alicerçados em correntes teóricas de várias áreas do conhecimento, de forma comprometida e consciente, voltada para o papel da mediação e do atendimento da diversidade da clientela escolar. Os dados ainda revelam um quadro crítico e de descaso das políticas públicas e da ausência de acompanhamento, formação e apoio das SME em relação às demandas apresentadas pelos alunos, pelos professores, pelas famílias.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8783843679013689por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil