dc.contributor.author | Esperança, Hanna Henck Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T16:13:39Z | |
dc.date.available | 2021-02-17T16:13:39Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.identifier.citation | ESPERANÇA, Hanna Henck Dias. Diretoras brasileiras e a representação da mulher em documentários dos anos 1980. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13857. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13857 | |
dc.description.abstract | In the 1980s, women occupied a significant portion of the making of short and medium-length documentaries in Brazil, with a very diverse production in terms of narrative and language. In view of the small amount of research on the aforementioned films and the difficulty of accessing the relevant data and movies, this work aims to contribute toward making this production find greater repercussion and recognition in the field of studies devoted to Brazilian cinema. Through film analysis and with texts from many different areas, we discuss eight documentaries that vary between short and medium-length films: "Mulheres da terra" (Marlene França, 1985), "Marias da castanha" (Edna Castro and Simone Raskin, 1987), "Sulanca: a revolução econômica das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe" (Kátia Mesel, 1986), "Como um olhar sem rosto (As presidiárias)" (Maria Inês Villares, 1983), "Mulheres da Boca" (Cida Aidar and Inês Castilho, 1982), "Retratos de Hideko" (1981) e "Hia sá sá – hai yah" (1985), both by Olga Futemma, and "Meninas de um outro tempo" (Maria Inês Villares, 1986). These films put in perspective the female representation in the documentary and the role of women in society, articulating the feminist, social, political and cinematographic debate of the time. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema brasileiro | por |
dc.subject | Cinema realizado por mulheres | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Curta-metragem | por |
dc.subject | Média-metragem | por |
dc.subject | Brazilian cinema | eng |
dc.subject | Cinema made by women | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.subject | Short-film | eng |
dc.subject | Medium-length film | eng |
dc.title | Diretoras brasileiras e a representação da mulher em documentários dos anos 1980 | por |
dc.title.alternative | Female Brazilian directors and the representation of women in documentaries from the 1980s | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9890886509956837 | por |
dc.description.resumo | Na década de 1980, as mulheres ocuparam uma parcela expressiva da realização de documentários de curta e média-metragem no Brasil, com uma produção bastante diversificada em termos de narrativa e linguagem. Em vista da pouca quantidade de pesquisas com o mesmo recorte e da dificuldade de acesso aos dados e aos filmes, este trabalho tem como objetivo contribuir para que essa produção encontre maior repercussão e reconhecimento no campo dos estudos voltados ao cinema brasileiro. Através da análise fílmica e em conjunto com textos das mais variadas áreas, discutimos oito documentários que variam entre curtas e médias-metragens: "Mulheres da terra" (Marlene França, 1985), "Marias da castanha" (Edna Castro e Simone Raskin, 1987), "Sulanca: a revolução econômica das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe" (Kátia Mesel, 1986), "Como um olhar sem rosto (As presidiárias)" (Maria Inês Villares, 1983), "Mulheres da Boca" (Cida Aidar e Inês Castilho, 1982), "Retratos de Hideko" (1981) e "Hia sá sá – hai yah" (1985), ambos de Olga Futemma, e "Meninas de um outro tempo" (Maria Inês Villares, 1986). Os filmes colocam em perspectiva a representação feminina no documentário e o papel da mulher na sociedade, articulando o debate feminista, social, político e cinematográfico da época. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7603418128688152 | por |