Mostrar el registro sencillo del ítem
Entre singularidades e processos identitários: um olhar para a formação e atuação profissional de Professoras da educação infantil
dc.contributor.author | Giangarelli, Drieli Camila | |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T10:23:04Z | |
dc.date.available | 2021-02-24T10:23:04Z | |
dc.date.issued | 2020-11-23 | |
dc.identifier.citation | GIANGARELLI, Drieli Camila. Entre singularidades e processos identitários: um olhar para a formação e atuação profissional de Professoras da educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13879. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13879 | |
dc.description.abstract | This study assumes that the teaching professional identity is constituted as an interaction between the individual and his subjective experiences, both at the individual and professional levels. The objective was to investigate how the process of constituting the professional identity profile of teachers who work in early childhood education (with children aged 3 to 5 years). We considered their life stories, training processes and professional performance. Theoretical contributions to the analysis of the investigation was based on the contributions of Tardif (2002, 2013), Pimenta (1999), Nóvoa (1992, 1997, 2019), Dubar (2005)) - in the field of the theme on identity and professional knowledge - and in Assis (2007), Kishimoto (1999, 2005) and Rosemberg (2012), on the understanding of professionals in early childhood education. The research had been based on a qualitative methodology through an exploratory-descriptive study, carried out through questionnaires with open and closed questions, with 14 teachers of early childhood education. The data were organized into 05 axes of analysis (Identity and singularity; Initial and continuing education; Teaching professionalism; Teaching knowledge; Professional practice). The results shows the importance of this type of investigation, allowing us to have a more accurate look at how the teachers of young children act and face the problems of their realities, which leads us to a more in-depth dialogue and an analysis in a more critical and aware of issues related to real situations that arise in the context of early childhood education that enable a constant reflection of practice and, consequently, of the constitution of identities. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professoras da educação infantil | por |
dc.subject | Identidade profissional | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Professional identity | eng |
dc.subject | Teaching knowledge | eng |
dc.title | Entre singularidades e processos identitários: um olhar para a formação e atuação profissional de Professoras da educação infantil | por |
dc.title.alternative | Singularities and identity processes: a look at the training and professional performance of children's education Teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Onofre, Márcia Regina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7176529351192598 | por |
dc.description.resumo | Esse estudo parte do pressuposto de que a identidade profissional docente se constitui como uma interação entre o indivíduo e suas experiências subjetivas, tanto no âmbito individual quanto profissional. O objetivo foi investigar como ocorre o processo de constituição do perfil identitário profissional de professoras que atuam na educação infantil com crianças na fase de 3 a 5 anos, considerando-se suas histórias de vida, seus processos formativos e atuação profissional. Os aportes teóricos para a análise da investigação foram pautados nas contribuições de Tardif (2002, 2013), Pimenta (1999), Nóvoa (1992, 1997, 2019), Dubar (2005). para a discussão da temática sobre identidade e saberes profissionais, Assis (2007), Kishimoto (1999, 2005) e Rosemberg (2012), para a compreensão dos profissionais da educação infantil. A pesquisa tem desenho metodológico qualitativo através do estudo exploratório- descritivo, realizado por meio de questionários com questões abertas e fechadas com 14 professoras da educação infantil. Os dados foram organizados em 05 eixos de análise (Identidade e singularidade; Formação Inicial e continuada; Profissionalidade docente; Saberes Docentes; Prática Profissional). Os resultados apontam para a importância de como professoras de crianças pequenas atuam e enfrentam os problemas de suas realidades, evidenciando um diálogo mais aprofundado e uma análise de crítica e consciente de questões referentes às situações reais que se apresentam no âmbito da educação infantil que possibilitem uma reflexão constante da prática e, consequentemente, da constituição de identidades. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3756694890338904 | por |