Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarin, Ramon
dc.date.accessioned2021-02-26T19:20:03Z
dc.date.available2021-02-26T19:20:03Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationMARIN, Ramon. Estímulos com significado pré-experimental no estabelecimento de classes de equivalência. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13893.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13893
dc.description.abstractThis study aimed to investigate whether after establishing three-member equivalence classes with abstract stimuli (ABC) and teaching relations between one meaningful stimulus and one member of equivalence class (DA), stimuli D would become part of the previous equivalence class (ABCD). It was also evaluated the merger of classes by testing the emergence of untrained relations between abstract stimuli (B and C) and images that carries a similar meaning to D stimulus in everyday life (E, F, G, H, I, J, K, L, and M). College students participated in three experiments (n = 21, 10, and 10). All experiments started with the training of baseline relations (AB and AC) through a matching-to-sample procedure, followed by class formation tests (BC and CB). After the initial tests, the DA relations were trained (D1-A1, D2-A2, and D3-A3). In Experiments 1 and 3, the stimuli of Set D were the written words DENTIST, BAKER, and TABILU; in Experiment 2, the meaningful stimuli were the words DENTIST, BAKER, and MECHANIC. Following the DA training, it was tested the expansion (DB and DC) and the merger of classes (BE, BF, BG, BH, BI, BJ, BK, BL, BM, CE, CF, CG, CH, CI, CJ, CK, CL, and CM). Derivation of untrained relations was observed for most participants in the three studies, resulting in 1) the establishment of the classes ABC (A1B1C1, A2B2C2, and A3B3C3); the expansion of classes, including D stimuli (A1B1C1D1, A2B2C2D2, and A3B3C3D3); and 3) the merger of classes, including the nine novel images (ABCDEFGHIJKLM). Study 3 additionally assessed the possibility of responding by exclusion during the tests. Stimuli E3 to M3 (mechanic related images) were introduced during the tests of the merger of the classes, appearing as models or comparisons depending on each trial. Participants selected these images when the model was TABILU (by the rejection of the images related to the words DENTIST and BAKER) and vice versa, changing the function of the pseudoword, which "acquire the meaning" of the images. These results extended, for the expansion and merger of equivalence classes, the findings supporting the effects of meaningful stimuli on symbolic processes.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstímulos com significadopor
dc.subjectEquivalência de estímulospor
dc.subjectExpansão de classespor
dc.subjectFusão de classespor
dc.subjectControle por rejeiçãopor
dc.subjectMeaningful stimulieng
dc.subjectStimulus equivalenceeng
dc.subjectExpansion of equivalence classeseng
dc.subjectMerger of equivalence classeseng
dc.subjectReject controleng
dc.titleEstímulos com significado pré-experimental no estabelecimento de classes de equivalênciapor
dc.title.alternativeMeaningful stimuli in equivalence class establishmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Deisy das Graças de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo avaliar se, após o estabelecimento de classes de equivalência com estímulos abstratos (ABC) e do ensino da relação entre um estímulo com significado e um estímulo abstrato de cada classe (DA), os estímulos D passariam a fazer parte da classe, pela emergência de relações não ensinadas, entre os estímulos D e os estímulos B e C (expansão da classe para ABCD). Avaliou, também, se o procedimento de ensino produziria a emergência de relações entre estímulos extra experimentalmente relacionados aos estímulos D (E, F, G, H, I, J, K, L e M) e os mesmos estímulos B e C, o que caracterizaria uma fusão das classes (as estabelecidas em laboratório e as estabelecidas pré-experimentalmente, fora do laboratório). Estudantes universitários participaram de três experimentos (21, 10 e 10). Em todos os experimentos inicialmente foi ensinada, por meio de Matching-to-Sample (MTS), uma linha de base de discriminações condicionais AB e AC, seguida por testes de formação de classes (BC e CB). Após verificação das classes em testes de equivalência (CB e BC), foram ensinadas as relações DA (D1-A1, D2-A2, D3-A3), sendo D, estímulos com significado pré-experimental. Nos Experimentos 1 e 3 os estímulos do Conjunto D eram as palavras impressas DENTISTA, PADEIRO e TABILU; no Experimento 2, os estímulos com significado eram DENTISTA, PADEIRO e MECÂNICO. Após o ensino DA foram realizados testes de expansão de classes (DB e DC) e de fusão de classes, no qual nove imagens (E a M) relacionadas às palavras com significado eram apresentadas em novas tentativas de MTS, para verificar possíveis relações emergentes entre estas imagens e os estímulos B e C das classes correspondentes. Nos três estudos foi observada, para a maioria dos participantes, a derivação de novas relações, resultando: 1) na formação das classes ABC (A1B1C1, A2B2C2 e A3B3C3); na expansão das classes que passaram a incluir o estímulo D (A1B1C1D1, A2B2C2D2 e A3B3C3D3); e 3) na fusão de classes que passaram a incluir as nove figuras relacionadas aos estímulos D (ABCDEFGHIJKLM). O Experimento 3 avaliou, adicionalmente, a possibilidade do responder por exclusão durante os testes. Depois de expandidas as classes (ABCD), no teste de fusão foram empregados, pela primeira vez, estímulos (E3 a M3) que não se relacionavam nem a padeiro nem a dentista, usados ora como modelos, ora como comparações. Os participantes selecionaram essas figuras quando a palavra modelo era TABILU (por rejeição das figuras relacionadas às palavras padeiro e dentista) e vice-versa, mudando a função da pseudopalavra, que passou a "ter o significado" das figuras, pela relação estabelecida sob controle por rejeição. No conjunto, os resultados estenderam, para a expansão e a fusão de classes de equivalência, os achados de que a presença de estímulos com significado afeta o desenvolvimento de novos processos simbólicos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 45686/2014-1por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 8887.136407/2017-00por
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/50909-8por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3737164625509879por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil