Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Rafael Bida Guabiraba
dc.date.accessioned2021-03-01T14:31:39Z
dc.date.available2021-03-01T14:31:39Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationMARTINS, Rafael Bida Guabiraba. Etnomodelagem: modelagem matemática no interior de uma comunidade rural sustentável. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13901.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13901
dc.description.abstractBased on the assumption that Ethnomodelling is grounded on the process of reflection of the routine of a single individual or an entire community, that is not academic, this would be defended as analysis and study of local knowledge present in different groups, linked to the social construction of a specific people, where one of the assumptions of this would be the study of local knowledge developed by members of this community. Based on this idea, the research aims to discuss how possible ethnomodeling an identification of knowledge present in the models built in a rural community, as well as problematize the hegemonic scientific discourse institutionalized by mathematics academic. This study was taked root using an ethnographic approach, when interacting with individuals belonging to a farming community who work with organic food production in the municipality of São Carlos, state of São Paulo. It was possible to make a connection of each aspect cultural issues, such as the elaboration of problems and questions that are retired of the systems that are part of the reality of those present in this culture, considering that academic mathematics is not the only way to identify a probable knowledge, neither in the study of different undestandings, but dealt with the valorization of all forms of knowledge. In essence, the process of Modeling does not have the interest of working from a perspective of which knowledge is right or wrong, it is valid or neutral, but it is beyond a message transmission of hegemonic knowledge, those that have been used today considered as knowledge accumulated by humanity, making possible thus an insurrection of other sabers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectInsurreição de saberespor
dc.subjectLinguagem Matemáticapor
dc.subjectComunidade CSApor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectInsurrection of knowledgeeng
dc.subjectMathematical languageeng
dc.titleEtnomodelagem: modelagem matemática no interior de uma comunidade rural sustentávelpor
dc.title.alternativeEthnomodeling: mathematical modeling inside a sustainable rural communityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caldeira, Ademir Donizeti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8185048034258055por
dc.description.resumoCom base no pressuposto de que a Etnomodelagem se fundamenta no processo de reflexão da rotina de um único indivíduo ou de toda uma comunidade, que não a acadêmica, esta seria defendida como a análise e estudo dos saberes locais presentes em diferentes grupos, vinculado a construção social de um povo específico, em que um dos pressupostos desta concepção seria o estudo dos saberes locais desenvolvidos pelos membros desta comunidade. Partindo desta ideia, a pesquisa tem como objetivo discutir como a Etnomodelagem possibilitou a identificação dos saberes presentes nos modelos construídos em uma comunidade rural, bem como problematizar o discurso científico hegemônico institucionalizado pela Matemática acadêmica. Este estudo se desenvolveu a partir de uma abordagem do tipo etnográfica, ao interagir com os indivíduos pertencentes a uma comunidade de agricultores que trabalham com a produção de alimentos orgânicos, no município de São Carlos, estado de São Paulo. Foi possível realizar a conexão de cada um dos aspectos culturais, como a elaboração dos problemas e os questionamentos que são retirados dos sistemas que fazem parte da realidade dos indivíduos presentes nesta cultura, considerando que a matemática acadêmica não é a unica maneira de identificar um provável conhecimento, tampouco no estudo de diferentes saberes, mas tratou-se da valorização de todas as formas de saberes. Em sua essência, o processo de Etnomodelagem não possui o interesse em trabalhar sob a perspectiva de qual conhecimento é certo ou errado, se é válido ou neutro, mas ir além de uma mera transmissão de conhecimentos hegemônicos, aqueles que têm sido usualmente considerados como conhecimentos acumulados pela humanidade, possibilitando assim a insurreição de outros saberes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426348/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3620634260401056por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil