dc.contributor.author | Silva, Natália Marchiori da | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T11:23:53Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T11:23:53Z | |
dc.date.issued | 2020-10-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957 | |
dc.description.abstract | This research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Chantal Akerman | por |
dc.subject | Sensação | por |
dc.subject | Claustrofobia | por |
dc.subject | Feminismo | por |
dc.subject | Sensation | eng |
dc.subject | Claustrophobia | eng |
dc.subject | Feminism | eng |
dc.title | O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) | por |
dc.title.alternative | The Chantal Akerman's cinema: style and claustrophobia in Saute ma ville (1968) and Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Adamatti, Margarida Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2629005451704968 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa analisa dois filmes da cineasta belga Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) a fim de investigar a sensação de claustrofobia doméstica com um traço autoral de Akerman, um elemento que é referenciado ao longo de toda a filmografia da cineasta. Para tanto, é importante destacar atravessamentos temáticos e estilísticos na obra da diretora que impactam os modos de construção da cena. Destacamos ao longo das análises a montagem, a utilização sonora, a performance, o enquadramento e a duração do plano como formas de construir um cinema pautado nas sensações. As escolhas formais e temáticas de Akerman são associadas as questões propostas pelo cinema moderno, ao mesmo tempo que estabelece diálogos com as discussões propostas pelas teorias feministas. Akerman combina elementos de referencialidade para construir um cinema próprio, um cinema autoral, que cria visibilidades e fissuras que produzem formas sensíveis de apreensão, e portanto, possibilidades críticas ao cotidiano das mulheres, através do compartilhamento da claustrofobia doméstica vivenciada em seu dia a dia. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5542450613811924 | por |