Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Natália Marchiori da
dc.date.accessioned2021-03-10T11:23:53Z
dc.date.available2021-03-10T11:23:53Z
dc.date.issued2020-10-28
dc.identifier.citationSILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957
dc.description.abstractThis research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChantal Akermanpor
dc.subjectSensaçãopor
dc.subjectClaustrofobiapor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectSensationeng
dc.subjectClaustrophobiaeng
dc.subjectFeminismeng
dc.titleO cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)por
dc.title.alternativeThe Chantal Akerman's cinema: style and claustrophobia in Saute ma ville (1968) and Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Adamatti, Margarida Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629005451704968por
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa dois filmes da cineasta belga Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) a fim de investigar a sensação de claustrofobia doméstica com um traço autoral de Akerman, um elemento que é referenciado ao longo de toda a filmografia da cineasta. Para tanto, é importante destacar atravessamentos temáticos e estilísticos na obra da diretora que impactam os modos de construção da cena. Destacamos ao longo das análises a montagem, a utilização sonora, a performance, o enquadramento e a duração do plano como formas de construir um cinema pautado nas sensações. As escolhas formais e temáticas de Akerman são associadas as questões propostas pelo cinema moderno, ao mesmo tempo que estabelece diálogos com as discussões propostas pelas teorias feministas. Akerman combina elementos de referencialidade para construir um cinema próprio, um cinema autoral, que cria visibilidades e fissuras que produzem formas sensíveis de apreensão, e portanto, possibilidades críticas ao cotidiano das mulheres, através do compartilhamento da claustrofobia doméstica vivenciada em seu dia a dia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5542450613811924por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil