dc.contributor.author | Freitas, Andreza Cristina Morais de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T21:32:48Z | |
dc.date.available | 2021-06-24T21:32:48Z | |
dc.date.issued | 2021-02-02 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Andreza Cristina Morais de. O brincar nas políticas públicas para a educação infantil brasileira: dos documentos oficiais à proposta pedagógica para a educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14424. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14424 | |
dc.description.abstract | The present research aimed to investigate how the Municipal Education System of Bauru has
interpreted and translated national public policies for IE, and how these influenced the
conceptions and directions assumed for playing expressed in its municipal document.
Through documentary analysis of the notebooks produced by the Coordination of Early
Childhood Education - COEDI and by the Secretariat of Fundamental Education - SEF
(BRASIL, 1994-1998), the National Curriculum Reference for Early Childhood Education -
RCNEI (BRASIL, 1998) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood
Education - DCNEI (BRASIL, 2009), and the Pedagogical Proposal for Early Childhood
Education of the Municipal Education System of Bauru (PASQUALINI; TSUHAKO, 2016),
sought to understand how the main socio-historical, political and theoretical milestones
influenced public policies for Brazilian early childhood education, and the defended
conceptions and guidelines for playing. The theoretical framework for studies on playing is
supported by the Historical-Cultural Theory, and the methodological framework is inspired by
the Policy Cycle Approach (BOWE; BALL; GOLD, 1992, 1994). The results presented from
the contexts of influences, text production and context of practice point to distances and
similarities between public policies for national and municipal early childhood education.
This study is part of the research line “Assessment and public policies in early childhood
education”, of the study group EDIPIC- Early Childhood Education and Small Childhood in
Context, at Federal University of São Carlos/SP. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | por |
dc.subject | Playing | eng |
dc.subject | Childhood Education | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Historical-Cultural Theory | eng |
dc.title | O brincar nas políticas públicas para a educação infantil brasileira: dos documentos oficiais à proposta pedagógica para a educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP | por |
dc.title.alternative | Playing in public policies for Brazilian early childhood education: from official documents to the pedagogical proposal for early childhood education of the Municipal Education System in Bauru/SP | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4821077407620769 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou investigar como o Sistema Municipal de Ensino de Bauru
interpretou e traduziu as políticas públicas nacionais para a EI, e como estas atuaram sobre as
concepções e direcionamentos assumidos para o brincar expressos no seu documento
municipal. Por meio da análise documental dos cadernos produzidos pela Coordenação de
Educação Infantil – COEDI e pela Secretaria de Educação Fundamental – SEF (BRASIL,
1994-1998), do Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil- RCNEI (BRASIL,
1998) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil- DCNEI (BRASIL,
2009), e da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de
Bauru (PASQUALINI; TSUHAKO, 2016), buscou-se compreender como os principais
marcos sócio-históricos, políticos e teóricos influenciaram as políticas públicas para a
educação infantil brasileira, e as concepções e diretrizes para o brincar defendidos. O
referencial teórico para os estudos sobre o brincar está apoiado na Teoria Histórico-Cultural, e
o referencial metodológico é inspirado na Abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL;
GOLD, 1992, 1994). Os resultados apresentados a partir dos contextos de influências, da
produção do texto e contexto da prática apontam para distanciamentos e aproximações entre
as políticas públicas para educação infantil nacional e municipal. Este estudo está inserido na
linha de pesquisa “avaliação e políticas públicas em educação infantil”, do grupo de estudos
EDIPIC- Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto, da Universidade Federal de São
Carlos/ SP. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1826067362066362 | por |