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dc.contributor.authorFerreira, Mayara da Silva
dc.date.accessioned2021-07-07T16:53:30Z
dc.date.available2021-07-07T16:53:30Z
dc.date.issued2020-03-03
dc.identifier.citationFERREIRA, Mayara da Silva. Avaliando a eficácia do ensino de tato e ouvinte com estímulos de dois elementos na aquisição de língua estrangeira. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14539.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14539
dc.description.abstractSome studies have assessed how different teaching procedures may favor the acquisition of intraverbal repertoire related to foreign language acquisition in children. The present study aimed to 1) assess the effectiveness of tact and listener instruction with two-element stimuli (object and color), organized in matrix, in the emergence of bidirectional intraverbal responses (English–Portuguese and Portuguese–English) and, 2) verify the instruction effectiveness in producing generalization and recombination between pairs of elements. Four children with typical development from eight and nine years participated. The experimental conditions were 1) Pre-training probe, that evaluated the children’s initial tact, listener and intraverbal responses of the stimuli sets (color and object); 2) Tact instruction: Phase 1, color teaching, when the experimenter presented a card filled by the color (visual stimulus) and asked the child “Which color is this in English?” and Phase 2, object + color teaching, similar to Step 1, using two-element visual stimuli (object + color); 3) Listener instruction: Phase 1, color teaching, in which the participant pointed to the corresponding color (in a three card arrangement) to the vocalized word by the experimenter and Phase 2, object + color instruction, similar to Phase 1, using two-element visual stimuli (object + color); 4) Bidirectional intraverbal probe, that verified the emergence of bidirectional intraverbal responses (English–Portuguese and Portuguese–English) and; 5) Generalization test of bidirectional intraverbal responses, that evaluated the recombination among objects and color names that were not directly taught. The high levels of emergence of bidirectional intraverbal responses were observed in both tact and listener instructions, however, tact instruction efficiency seemed higher than that observed in previous studies. In generalization test, findings demonstrated high levels of recombinative generalization for all participants.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de tatopor
dc.subjectEnsino de ouvintepor
dc.subjectEstímulos de dois elementospor
dc.subjectIntraverbal bidirecionalpor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectRecombinaçãopor
dc.subjectTreino por matrizpor
dc.subjectBidirectional intraverbaleng
dc.subjectForeign languageeng
dc.subjectListener instructioneng
dc.subjectMatrix trainingeng
dc.subjectRecombinationeng
dc.subjectTact instructioneng
dc.subjectTwo-element stimulieng
dc.titleAvaliando a eficácia do ensino de tato e ouvinte com estímulos de dois elementos na aquisição de língua estrangeirapor
dc.title.alternativeAssessing the effectiveness of tact and listener instruction with two-element stimuli in foreign language acquisitioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cortez, Mariéle de Cássia Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927746584626515por
dc.description.resumoAlguns estudos têm avaliado de que maneira alguns procedimentos de ensino podem favorecer a aquisição de repertórios intraverbais relacionados à aprendizagem de uma língua estrangeira em crianças. Este estudo teve como objetivos: 1) avaliar a eficácia dos ensinos de tato e de ouvinte, com estímulos de dois elementos (objeto e cor) organizados em matriz, na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (inglês-português e português-inglês) e, 2) verificar a eficácia dos ensinos em produzir generalização recombinativa entre os pares de elementos. Participaram quatro crianças com desenvolvimento típico de oito e nove anos de idade. As condições experimentais foram: 1) Sonda pré-treino que avaliou o repertório inicial de tato, ouvinte e intraverbal das crianças diante dos conjuntos de estímulos (cores e objetos); 2) Ensino de tato: Fase 1 ensino das cores, em que a experimentadora apresentava o cartão preenchido pela cor (estímulo visual) e perguntava para a criança: “Que cor é essa em inglês?” e Fase 2 ensino dos objetos + cor, semelhante a Fase 1, porém utilizando estímulos visuais de dois elementos (objeto + cor); 3) Ensino de ouvinte: Fase 1 ensino das cores, em que a criança selecionava a cor correspondente (em um arranjo de três cartões) à palavra vocalizada em inglês pela experimentadora e a Fase 2 ensino dos objetos + cor, que foi realizada da mesma maneira que a Fase 1, porém com estímulos de dois elementos (objeto + cor); 4) Sonda intraverbal bidirecional, que verificou a emergência de respostas intraverbais bidirecionais (inglês-português e português-inglês) e 5) Teste de generalização de respostas intraverbais bidirecionais que avaliou a recombinação entre nomes de objetos e cores que não foram diretamente ensinados. Os desempenhos nas sondas finais demonstraram altos índices de emergência de respostas intraverbais bidirecionais independentemente do tipo de ensino, no entanto, a eficácia do ensino de tato pareceu ter sido ainda maior do que aquela observada em estudos anteriores. No teste de generalização, os resultados encontrados demonstraram altos níveis de generalização recombinativa para todos os participantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2018/03718-3por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1698874787482610por


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