Mostrar el registro sencillo del ítem
Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
dc.contributor.author | Leal, Igor Gabriel | |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T16:40:41Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T16:40:41Z | |
dc.date.issued | 2021-06-18 | |
dc.identifier.citation | LEAL, Igor Gabriel. Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579 | |
dc.description.abstract | This bibliographic research has as central theme educational transformative school practices in Youth and Adult Education (EJA). In this sense, the general objective of this work is to: identify and analyze school pedagogical practices in Latin America and the Caribbean, in view of the contributions of the elements that compose them to the offer of transformative practices for young people and adults. To do so, we start from a theoretical framework based on Paulo Freire, as well as on other authors who relate in a coherent way with this main framework. Following the theoretical contributions of the bibliographic research, this research investigated 55 articles from four different magazines focused on Youth and Adult Education and indexed in the Latindex catalog, in the search to establish whether and how the practices described in these articles contribute to overcoming exclusionary situations. The results indicate that the analyzed practices contribute to overcoming exclusionary situations related to: Human and Civil Rights; Illiteracy; Conflicts of knowledge; Methodological conflicts; Organizational and Physical Conflicts. Such practices can, therefore, be considered transformative when articulating with strategies that relate to the Freirean concepts presented in the theoretical framework of this research. We also highlight articles analyzed that did not seek to intervene in any exclusionary situation. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.subject | Educação escolar básica | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Youth and Adult Education | eng |
dc.subject | Basic school education | eng |
dc.subject | Teaching-learning process | eng |
dc.title | Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe | por |
dc.title.alternative | Transforming school pedagogical practices in Youth and Adult Education: contributions from Latin American and Caribbean magazines | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Jarina Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6612611612919706 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de caráter bibliográfico tem como temática central práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em: identificar e analisar práticas pedagógicas escolares da América Latina e Caribe, tendo em vista as contribuições dos elementos que as compõem para a oferta de práticas transformadoras para os jovens e adultos. Para tanto, partimos de um referencial teórico pautado em Paulo Freire, bem como, em outros autores que se relacionam de forma coerente com este referencial principal. Seguindo os aportes teóricos da pesquisa bibliográfica, esta pesquisa investigou 55 artigos de quatro diferentes revistas voltadas à Educação de Jovens e Adultos e indexadas no catálogo Latindex, na busca por estabelecer se e como as práticas descritas nestes artigos contribuem para a superação de situações excludentes. Os resultados indicam que as práticas analisadas contribuem para a superação de situações excludentes relacionadas aos: Direitos Humanos e Civis; Analfabetismo; Conflitos de saberes; Conflitos Metodológicos; Conflitos Organizacionais e Físicos. Tais práticas podem, assim, ser consideradas transformadoras ao se articular com estratégias que se relacionam com os conceitos freireanos apresentados no marco teórico desta pesquisa. Destacamos ainda artigos analisados que não buscavam intervir em nenhuma situação excludente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6226517460847819 | por |