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dc.contributor.authorPontes, Luciana Barbalho
dc.date.accessioned2021-08-06T18:00:20Z
dc.date.available2021-08-06T18:00:20Z
dc.date.issued2020-10-02
dc.identifier.citationPONTES, Luciana Barbalho. Programa ACT: avaliação de uma intervenção com profissionais para prevenção universal da violência contra crianças. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14718.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14718
dc.description.abstractThe Brazilian “Boy Bernardo” law provides for the elaboration of public policies and the implementation of actions such as professional training programs, in order to prevent the use of physical punishment and to spread positive parenting practices. The first chapter of this thesis discusses that law as an agent of cultural change in Brazil. Professional training on the ACT Program fits perfectly into the scope of the law, as it aims to teach parents and professionals about the consequences of violence, child development, anger management and positive parenting strategies and thus contribute to child abuse prevention. Chapters 2 and 3 aim to evaluate a 21-hour ACT Facilitator Training Workshop through a feasibility and a quasi-experimental study, with pre-test, post-test and one-month follow-up measures. Finally, chapter 4 presents a qualitative evaluation of the program dissemination after two years. As a result, in both quantitative studies, participants significantly increased their knowledge on child development over time, but there were no significant differences regarding their child abuse potential score. The feasibility study also obtained increased knowledge on parenting styles and reduced levels of rigidity after training. The quasi-experimental study found no difference between groups, but it did significantly reduce levels of distress and increase ego-strength levels of professionals over time. Although the rate of program dissemination in the study was zero, the informal dissemination of its content and its integration into their professional practice occurred. Therefore, the ACT Training Workshop proved to be effective in increasing and disseminating knowledge related to violence prevention. However, adjustments are necessary to make the train-the-trainer model and the evaluation of program dissemination work successfully in order to achieve a large-scale implementation of the ACT Program as a public policy in Brazil, in compliance with the law.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência contra a criançapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectCapacitação profissionalpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectChild abuseeng
dc.subjectPreventioneng
dc.subjectProfessional trainingeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.titlePrograma ACT: avaliação de uma intervenção com profissionais para prevenção universal da violência contra criançaspor
dc.title.alternativeACT Program: evaluation of an intervention with professionals for child abuse universal preventioneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Brino, Rachel de Faria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235133592567485por
dc.description.resumoA Lei Menino Bernardo prevê a elaboração de políticas públicas e execução de ações como programas de capacitação profissionais, a fim de coibir o uso de castigo físico e difundir formas não violentas de educação parental. O primeiro capítulo da presente tese discute a referida lei como agente de mudança cultural no Brasil. A capacitação profissional sobre o Programa ACT se enquadra perfeitamente no escopo da lei, pois pretende ensinar pais e profissionais sobre consequências da violência, desenvolvimento infantil, manejo de raiva e estratégias de disciplina positiva e, assim, contribuir para a prevenção da violência contra a criança. Os capítulos 2 e 3 discutem a avaliação de uma capacitação profissional de 21h sobre o Programa ACT por meio de um estudo de viabilidade e um estudo quase-experimental com medidas de pré/pós-teste e follow-up de um mês. E, por fim, o capítulo 4 apresenta uma avaliação qualitativa da disseminação do programa após dois anos. Como resultados, ambos estudos obtiveram aumento significativo de conhecimento em desenvolvimento infantil no tempo, porém nenhuma diferença significativa quanto ao potencial de abuso infantil dos profissionais. O estudo de viabilidade também obteve aumento de conhecimento em estilos parentais e redução nos níveis de rigidez dos participantes. O estudo quase-experimental não encontrou diferença entre grupos, porém obteve redução significativa nos níveis de sofrimento e aumento da força do ego no tempo. Embora a taxa de disseminação do programa tenha resultado nula, a disseminação informal do seu conteúdo e sua integração à prática profissional dos participantes foi comprovada. A capacitação se mostrou, portanto, efetiva quanto ao aumento e disseminação de conhecimentos relacionados à prevenção de violência. Contudo, ajustes são necessários para que o modelo de formação de multiplicadores e avaliação da disseminação do programa sejam empregados com sucesso para a implantação em larga escala do Programa ACT como política pública, conforme previsto na lei.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES/DS (01/07/2017 a 28/02/2018)por
dc.description.sponsorshipIdCAPES/PROEX (01/03/2018 a 28/02/2019)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5100941521054834por


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