dc.contributor.author | Santos, Marcos Antonio Gonçalves dos | |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T18:23:23Z | |
dc.date.available | 2021-08-11T18:23:23Z | |
dc.date.issued | 2021-06-21 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcos Antonio Gonçalves dos. O conceito de sociabilidade em Georg Simmel: contribuições à sociologia da infância. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14732. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14732 | |
dc.description.abstract | This research aimed to understand the change in the use of the concept of socialization to the
use of the concept of sociability and the emergence conditions of this conceptual turn within
the field Sociology of Childhood. This field, which was constituted with a strong criticism of
the concept of socialization in its Durkheimian sense, has been broadening the debate on the
processes of socialization, either reconceptualizing, or proposing other concepts. A
bibliographic study was carried out, with genealogical inspiration, based on the platforms
Scielo Br and Catalog of Theses and Dissertations of CAPES, which have been used to
understand: why the concept of sociability came to be used; the concept of sociability itself;
which authors started using the concept of sociability; and, finally, who developed the concept
of sociability. It was found that the concept of socialization is still used in its Durkheimian
sense; that there is still a confusion between the concepts of socialization and sociability; that
the concept of Interpretative Reproduction is used as an alternative to that of socialization;
that the concept of sociability bears elements which corroborate the understanding of the
phenomenon of interaction between society and individual in the sphere of the proposal and
the principles of Sociology of Childhood. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociabilidade | por |
dc.subject | Socialização | por |
dc.subject | Sociologia da infância | por |
dc.subject | Sociability | eng |
dc.subject | Socialization | eng |
dc.subject | Sociology of childhood | eng |
dc.title | O conceito de sociabilidade em Georg Simmel: contribuições à sociologia da infância | por |
dc.title.alternative | The concept of sociability in Georg Simmel: contributions to the sociology of childhood | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Moruzzi, Andrea Braga | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1502374705668286 | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como proposta entender a mudança no uso do conceito de socialização
para o uso do conceito de sociabilidade e as condições de emergência desta virada conceitual
dentro do campo da Sociologia da Infância. Este campo, que se constituiu com uma forte
crítica ao conceito de socialização em seu sentido durkheimiano, vem ampliando o debate
sobre os processos de socialização, ora reconceituando, ora propondo outros conceitos.
Realizou-se um estudo bibliográfico, com inspiração genealógica, com base nas plataformas
Scielo Br e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com o qual trabalhou-se para
entender: por que o conceito de sociabilidade passou a ser utilizado; o próprio conceito de
sociabilidade; quais as/os autoras(es) que inauguraram o uso do conceito de sociabilidade; e,
por último, quem desenvolveu o conceito de sociabilidade. Foi constatado que o conceito de
socialização ainda é utilizado em seu sentido durkheimiano; que ainda há uma confusão entre
os conceitos de socialização e sociabilidade; que o conceito de Reprodução Interpretativa é
utilizado como alternativa ao de socialização; que o conceito de sociabilidade possui
elementos que corroboram o entendimento do fenômeno de interação entre sociedade e
indivíduo no âmbito da proposta e dos princípios da Sociologia da Infância. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88882.426333/2019-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9756619267774446 | por |