dc.contributor.author | Castilho, Bianca Bardi | |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T21:22:56Z | |
dc.date.available | 2021-08-12T21:22:56Z | |
dc.date.issued | 2021-06-11 | |
dc.identifier.citation | CASTILHO, Bianca Bardi. A influência conservadora e empresarial na perpetuação da dualidade educacional no século XXI: o processo de implementação da reforma do ensino médio no estado de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14740. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14740 | |
dc.description.abstract | The research analyses the new high school educational policy approved by the Provisal Measure n. 746/2016 and passed into the Law n. 13.415/2017. The objective of the study was to identify the implementation process of the High School Reform in São Paulo through the context of intensification of the neoliberalism and the push of conservative and corporate movements in the education. The research problem was to discuss how the High School Reform will be implemented in São Paulo in a context of political and economical crisis. The hypothesis was that, after the new curricular organization and the changes in academic load, the high school tends to strengthen the duality and inequality in the educational processes once it shapes the student for the job market in a precarious and excluding way. This research also argues that the new education proposal besides to perpetuate the historical division between humanist education and professional education can foster ranking inside on the state system. This study applied as methodology the dialectic materialism considering the relevance on the process of investigation to the object of research and the articulation of theory with the reality to understand the determiners. The theorical instruments were the bibliographic and documental analysis. The research showed that the application of the new high school system in São Paulo occurs through the development of three important projects: Currículo Paulista, Inova Educação and Novotec. The projects have the goal of articulating the curriculum of high school to the orientations of the Base Nacional Comum Curricular, separating the general formation and the professional education, adjusting the academic load, and emphasizing the curricular components to the socioemotional formation. These programs demonstrate the adequation process of the educational system to the neoliberal demands and the adherence to the work organization with basis in flexible accumulation. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reforma do ensino médio (Lei nº 13 415/2017) | por |
dc.subject | Novo ensino médio do estado de São Paulo | por |
dc.subject | Novo currículo do ensino médio paulista | por |
dc.subject | Inova Educação | por |
dc.subject | Novotec | por |
dc.subject | High school reform (Law n. 13.415/2017) | eng |
dc.subject | New high school of São Paulo | eng |
dc.subject | New paulista high school curriculum | eng |
dc.title | A influência conservadora e empresarial na perpetuação da dualidade educacional no século XXI: o processo de implementação da reforma do ensino médio no estado de São Paulo | por |
dc.title.alternative | The conservative and corporate influence in the perpetuation of educational duality in the 21st century: the implementation process of the high school reform in the state of São Paulo. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Manoel Nelito Matheus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4486910967478337 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa a nova política educacional do ensino médio aprovada por meio da Medida Provisória nº 746/2016 e convertida na Lei nº 13.415/2017. A pesquisa teve como objetivo identificar o processo de implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13 415/2017) na rede estadual do Estado de São Paulo no contexto de acirramento do neoliberalismo e avanço dos movimentos conservador e empresarial na educação. O problema de pesquisa centrou-se na questão de como a Reforma do Ensino Médio se concretizou no Estado de São Paulo diante do contexto de crise política e econômica em que o país está inserido. A hipótese é a de que, com a nova organização curricular e alteração na carga horária, o novo ensino médio intensifica o processo de dualidade e desigualdade educacionais ao formar o estudante por meio de competências e habilidades voltadas ao desenvolvimento socioemocional que separa o ensino médio da formação técnica e profissional e reduz a formação geral. Em decorrência disso, ocorre o processo de adaptação da classe trabalhadora às novas determinações do capital. Para realizar o estudo foi utilizada como metodologia de pesquisa a contribuição do materialismo histórico-dialético, considerando sua relevância no processo de investigação do objeto de pesquisa e de sua articulação da teoria com a realidade concreta, a fim de compreender seus principais determinantes. Os instrumentos técnicos utilizados foram a análise bibliográfica e documental. A pesquisa permitiu identificar que a efetivação do novo ensino médio em São Paulo tem se dado predominantemente por meio da criação de três projetos centrais: o Currículo Paulista, o Inova Educação e o Novotec que são responsáveis por: articular o currículo do ensino médio paulista às orientações da Base Nacional Comum Curricular, separar a formação geral e o ensino técnico e profissionalizante, adequar a carga horária e a enfatizar os componentes curriculares voltados à formação socioemocional dos estudantes. Esses programas demonstram o processo de adequação dos sistemas de ensino à demanda da corrente neoliberal, a adesão à acumulação flexível pela necessidade de inserção da classe trabalhadora aos novos tipos de trabalho e indicam o aprofundamento da disputa econômica e ideológica na área educacional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88887.475555/2020-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0332940525944518 | por |