dc.contributor.author | Rocha, Yara Cristina da | |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T11:25:28Z | |
dc.date.available | 2021-08-17T11:25:28Z | |
dc.date.issued | 2021-06-25 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Yara Cristina da. Pornografia de vingança e juventude: perspectivas teóricas e o estímulo ao debate com vídeos informativos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14756. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14756 | |
dc.description.abstract | This research proposes to analyze, with the help of the targeted bibliography, the
elements that circumvent the revenge pornography event, particularly focused on
vexatious, undue exposure and moral lynching against women, as well as the
components that fuel the search and consumption of videos on the topic on the basis of
YouTube. Highlighting the path built by technological revolutions, until the virtual
boom that took over the daily lives of individuals, some weaknesses that are transposed
between the boundaries of the real and the virtual will be demonstrated, combining
characteristics of interpersonal relationships in virtual planes. In addition to the focus on
comparing videos from the virtual base, the research focuses on points that also seeks to
investigate the impact of revenge pornography on the relationships of young people and
adolescents, especially those who have some connection with the school environment.
Despite configuring itself as a fairly impartial event between genders and age groups,
the text intends to indicate how the phenomenon exposes its greater scope among young
women, with specific mechanisms for acting and penalizing victims. Some notes will be
addressed about the general concept of violence and the interweaving it makes with the
school, with the culture that emanates from this environment and that establishes links
with the main theme, in addition to the support of gender studies that support the
construction of the proposed perspective in the discussion. The research relies on the
theoretical contributions of Critical Theory, which discusses some of the effects of
technology on society, historical surveys on the history of computing, internet and the
expansion of use in peoples daily lives, education studies aimed at analyzing violence
and school culture, in addition to the current processes that seek to articulate the new
digital scenario to the curriculum, and highlights of feminist literature and gender
studies, which aim to denounce discriminatory elements and promote the debate against
the violence and paradigms wich are socially reproduced. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cultura digital | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Pornografia de vingança | por |
dc.subject | Digital culture | eng |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | Violence | eng |
dc.subject | Revenge pornography | eng |
dc.title | Pornografia de vingança e juventude: perspectivas teóricas e o estímulo ao debate com vídeos informativos | por |
dc.title.alternative | Revenge porn and youth: theoretical perspectives and stimulating the debate with informative videos | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Zuin, Antônio Álvaro Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propõe a analisar, com auxílio da bibliografia direcionada, os
elementos que contornam o evento da pornografia de vingança, voltada particularmente
para a exposição vexatória, indevida e o linchamento moral contra mulheres, e também
os componentes que alimentam a busca e o consumo de vídeos sobre o tema na base do
YouTube. Destacando o caminho construído pelas revoluções tecnológicas, até o boom
virtual que tomou conta do cotidiano dos indivíduos, serão demonstradas algumas
fragilidades que se transpõem entre as fronteiras do real e do virtual, combinando
características de relações interpessoais em planos virtuais. Além do foco no
comparativo de vídeos da base virtual, a pesquisa toca em pontos que também busca
investigar o impacto da pornografia de vingança nas relações de jovens e adolescentes,
sobretudo aqueles que têm alguma ligação com o ambiente escolar. Apesar de se
configurar como um evento bastante imparcial entre gêneros e faixas etárias, o texto se
propõe a indicar como o fenômeno expõe sua maior abrangência entre as mulheres
jovens, com mecanismos específicos de atuação e penalização sobre as vítimas. Serão
abordados alguns apontamentos sobre o conceito geral de violência e os
entrelaçamentos que esta faz com a escola, com a cultura que emana deste ambiente e
que estabelece ligações com o tema principal, além do respaldo dos estudos de gênero
que amparam a construção da perspectiva proposta na discussão. A pesquisa conta com
os aportes teóricos da Teoria Crítica, que disserta sobre alguns dos efeitos da tecnologia
na sociedade, levantamentos históricos acerca da história da computação, internet e a
expansão do uso no cotidiano das pessoas, estudos da educação voltados à análise da
violência e da cultura escolar, além dos processos atuais que buscam articular o novo
cenário digital à grade curricular, e destaques da literatura feminista e dos estudos de
gênero, que visam denunciar elementos discriminatórios e promover o debate contra
violências e paradigmas que se reproduzem socialmente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1412266656491373 | por |