Show simple item record

dc.contributor.authorRissatto, Marcelo Artur
dc.date.accessioned2021-08-19T21:34:29Z
dc.date.available2021-08-19T21:34:29Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationRISSATTO, Marcelo Artur. Sobre a permanência da Filosofia na escola e sua relação com o mundo tecnológico. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14771.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14771
dc.description.abstractThis work intends to locate the role of philosophy in a world completely transformed (and in transformation) of the technological age, especially in what concerns the new information technologies. With this purpose, at first, we tried to demonstrate that the history of humanity is essentially the history of technique, seeking to establish a parallel of human development from the evolution of technique, to Greek techné and, later, to modern technology. The aim is to establish the validity of the idea that a computer revolution is currently underway that is modifying the human world in order to inaugurate a new anthropological moment. Based on that, the work investigates the main characteristics of this “new human world” formed from information technologies, exploring the concept of “virtuality” to determine the existence of what the philosopher Pierre Lévy called cyberspace and cyberculture. In a second step, this work will investigate how philosophy relates to technique and technological development, seeking to present the arguments of those philosophers who view technological development with suspicion, while presenting the prejudice that points to philosophy as useless within a technological world. That done, it is intended to demonstrate that such a view is based on a misinterpretation of the relationship between technology and humans, based on a mechanism that can be overcome. For this purpose, the arguments of John Searle and Pierre Lévy are presented, to demonstrate that technology will not supplant humanity due to the fact that a machine cannot think. Finally, it is intended to present a defense of the teaching of philosophy as a discipline of basic education, demonstrating that not only does philosophy have a place in the technological world, but that philosophers are occupying decisive positions in this future ahead.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofia da tecnologiapor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectPhilosophy of technologyeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectPhilosophy teachingeng
dc.titleSobre a permanência da Filosofia na escola e sua relação com o mundo tecnológicopor
dc.title.alternativeAbout the permanence of Philosophy in school and its relationship with the technological worldeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maamari, Adriana Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707827597161294por
dc.description.resumoEste trabalho pretende localizar o papel da filosofia num mundo transformado pela tecnologia, especialmente naquilo que se refere às novas tecnologias da informação. Com este propósito, em um primeiro momento, procurou-se demonstrar que a história humana é essencialmente a história da técnica, procurando estabelecer um paralelo do desenvolvimento humano a partir da evolução da técnica, para a techné grega e, posteriormente, até a tecnologia moderna. O intuito é estabelecer a validade da ideia de que atualmente há em curso uma revolução informática que está modificando o mundo humano de modo a inaugurar um novo momento antropológico. A partir disso, o trabalho investiga as principais características desse “novo mundo humano” formado a partir das tecnologias da informação, explorando o conceito de “virtualidade” para determinar a existência do que o filósofo Pierre Lévy chamou de ciberespaço e cibercultura. Em um segundo momento, este trabalho irá investigar o modo como a filosofia se relaciona com a técnica e o desenvolvimento tecnológico, procurando apresentar os argumentos daqueles filósofos que veem com desconfiança o desenvolvimento tecnológico, ao mesmo tempo em que apresenta o preconceito que aponta a filosofia como inútil dentro de um mundo tecnológico. Feito isso, pretende-se então demonstrar que tal visão é embasada em uma interpretação errônea da relação entre a tecnologia e os humanos, baseada num mecanicismo que pode ser superado. Com este propósito, apresentam-se os argumentos de John Searle e Pierre Lévy, para demonstrar que a tecnologia não irá suplantar a humanidade devido ao fato de uma máquina não poder pensar. Por fim, pretende-se apresentar uma defesa do ensino de filosofia como disciplina da educação básica, demonstrando que não apenas a filosofia tem espaço no mundo tecnológico, como os filósofos estão ocupando posições determinantes nesse futuro que se avizinha.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6109074236451549por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil