Mostrar el registro sencillo del ítem
Aproximações entre o ensino de filosofia e a agroecologia: repensando a questão agrária e o agronegócio no Brasil através da perspectiva histórico-crítica
dc.contributor.author | Figueiroa, Tiê Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T14:27:43Z | |
dc.date.available | 2021-08-24T14:27:43Z | |
dc.date.issued | 2021-07-25 | |
dc.identifier.citation | FIGUEIROA, Tiê Nogueira. Aproximações entre o ensino de filosofia e a agroecologia: repensando a questão agrária e o agronegócio no Brasil através da perspectiva histórico-crítica. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14799. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14799 | |
dc.description.abstract | This paper has as object of study the teaching of philosophy through a critical-philosophical view at the model of the Brazilian rural development in order to discuss and comprehend the relationships between the in natura production method of the food we consume, with the influence of agriculture (and livestock) in the structuring of Brazilian society and its keeping, as well as the impacts on society and the environment. In order to reach this wide objective we are going through the following itinerary: understanding the historic process of land occupation as though as the formation of Brazilian society; comprehending the influence forces of the agribusiness in the different sectors of Brazilian society; thinking about the environmental damage caused by hegemonic agriculture; and offer the agroecology as a solution that also contemplates the need of a land reform; finally, thinking of the philosophy teaching through critical-historical pedagogy as an important part of this process of awareness and politicization of the agriecological questions for a social praxis of high school students. By the end of the research we will offer conclusions referring to the itinerary considering the application of a questionnaire with the students and the practice of this route in the philosophy classes in the Prof. Roque Lelo State School in Caconde-SP. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Agronegócio | por |
dc.subject | Ensino de Filosofia | por |
dc.subject | Questão agrária | por |
dc.subject | Reforma agrária | por |
dc.subject | Agroecology | eng |
dc.subject | Agribusiness | eng |
dc.subject | Philosophy Teaching | eng |
dc.subject | Agricultural Question | eng |
dc.subject | Land Reform | eng |
dc.title | Aproximações entre o ensino de filosofia e a agroecologia: repensando a questão agrária e o agronegócio no Brasil através da perspectiva histórico-crítica | por |
dc.title.alternative | Aproximaciones entre la enseñanza de la filosofía y la agroecología: repensar la cuestión agraria y la agroindustria en Brasil desde una perspectiva histórico-crítica | spa |
dc.title.alternative | Approaches between the teaching of philosophy and agroecology: rethinking the agricultural question and agribusiness in Brazil through a historical-critical perspective | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Neto, Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4809080593333472 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objeto de estudo o ensino de filosofia, através do olhar crítico-filosófico sobre o modelo de desenvolvimento rural adotado no Brasil a fim de problematizar e entender as relações existentes no modo de produção dos alimentos in natura que consumimos, com a influência da agricultura (e pecuária) na estruturação da sociedade brasileira e manutenção desta, bem como os impactos na sociedade e no ambiente. Para conseguir alcançar esse objetivo, que é amplo, iremos percorrer o seguinte itinerário: entender o processo histórico de ocupação do solo brasileiro juntamente com a formação da sociedade brasileira; compreender as forças de influência do agronegócio nos diferentes setores da sociedade brasileira; pensar nos danos ambientais e sociais acarretados pela agricultura hegemônica; para então propor como solução a Agroecologia; que contempla também a necessidade da reforma agrária; por fim, pensar no Ensino de Filosofia, através da pedagogia histórico-crítica, como parte importante desse processo de conscientização e politização das questões agrárias para uma práxis social do estudante egresso do Ensino Médio. No término da pesquisa, apresentamos as conclusões referentes ao presente itinerário considerando a aplicação de um questionário com os estudantes e a prática deste percurso nas aulas de filosofia na Escola Estadual Dep. Eduardo Vicente Nasser – Divinolândia/SP e na Escola Estadual Prof. Roque Ielo – Caconde/SP. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9784363409924987 | por |