Show simple item record

dc.contributor.authorFigueiroa, Tiê Nogueira
dc.date.accessioned2021-08-24T14:27:43Z
dc.date.available2021-08-24T14:27:43Z
dc.date.issued2021-07-25
dc.identifier.citationFIGUEIROA, Tiê Nogueira. Aproximações entre o ensino de filosofia e a agroecologia: repensando a questão agrária e o agronegócio no Brasil através da perspectiva histórico-crítica. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14799.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14799
dc.description.abstractThis paper has as object of study the teaching of philosophy through a critical-philosophical view at the model of the Brazilian rural development in order to discuss and comprehend the relationships between the in natura production method of the food we consume, with the influence of agriculture (and livestock) in the structuring of Brazilian society and its keeping, as well as the impacts on society and the environment. In order to reach this wide objective we are going through the following itinerary: understanding the historic process of land occupation as though as the formation of Brazilian society; comprehending the influence forces of the agribusiness in the different sectors of Brazilian society; thinking about the environmental damage caused by hegemonic agriculture; and offer the agroecology as a solution that also contemplates the need of a land reform; finally, thinking of the philosophy teaching through critical-historical pedagogy as an important part of this process of awareness and politicization of the agriecological questions for a social praxis of high school students. By the end of the research we will offer conclusions referring to the itinerary considering the application of a questionnaire with the students and the practice of this route in the philosophy classes in the Prof. Roque Lelo State School in Caconde-SP.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectQuestão agráriapor
dc.subjectReforma agráriapor
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectPhilosophy Teachingeng
dc.subjectAgricultural Questioneng
dc.subjectLand Reformeng
dc.titleAproximações entre o ensino de filosofia e a agroecologia: repensando a questão agrária e o agronegócio no Brasil através da perspectiva histórico-críticapor
dc.title.alternativeAproximaciones entre la enseñanza de la filosofía y la agroecología: repensar la cuestión agraria y la agroindustria en Brasil desde una perspectiva histórico-críticaspa
dc.title.alternativeApproaches between the teaching of philosophy and agroecology: rethinking the agricultural question and agribusiness in Brazil through a historical-critical perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bezerra Neto, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo o ensino de filosofia, através do olhar crítico-filosófico sobre o modelo de desenvolvimento rural adotado no Brasil a fim de problematizar e entender as relações existentes no modo de produção dos alimentos in natura que consumimos, com a influência da agricultura (e pecuária) na estruturação da sociedade brasileira e manutenção desta, bem como os impactos na sociedade e no ambiente. Para conseguir alcançar esse objetivo, que é amplo, iremos percorrer o seguinte itinerário: entender o processo histórico de ocupação do solo brasileiro juntamente com a formação da sociedade brasileira; compreender as forças de influência do agronegócio nos diferentes setores da sociedade brasileira; pensar nos danos ambientais e sociais acarretados pela agricultura hegemônica; para então propor como solução a Agroecologia; que contempla também a necessidade da reforma agrária; por fim, pensar no Ensino de Filosofia, através da pedagogia histórico-crítica, como parte importante desse processo de conscientização e politização das questões agrárias para uma práxis social do estudante egresso do Ensino Médio. No término da pesquisa, apresentamos as conclusões referentes ao presente itinerário considerando a aplicação de um questionário com os estudantes e a prática deste percurso nas aulas de filosofia na Escola Estadual Dep. Eduardo Vicente Nasser – Divinolândia/SP e na Escola Estadual Prof. Roque Ielo – Caconde/SP.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9784363409924987por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil