dc.contributor.author | Nascimento, Lenita Martins do | |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T11:27:45Z | |
dc.date.available | 2021-08-30T11:27:45Z | |
dc.date.issued | 2021-06-29 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Lenita Martins do. Professores experientes de uma escola freinetiana: identidade, saberes e processos de aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14814. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14814 | |
dc.description.abstract | Considering the relationship, as a teacher and researcher, with aspects related to teacher education and Freinet Pedagogy, this research aims to understand the knowledge, the teaching learning processes and the constitution of the teaching identity, highlighted in the narratives of experienced and active teacher in Freinet Pedagogy. As specific objectives, it seeks to identify the source of learning indicated by these teachers and describe the ways in which knowledge is acquired. The theoretical framework is based on theaching knowledge in the perspective of Tardif (2000, 2012), the learning processes and constitution of the teaching identity and the Freinet Pedagogy itself. With a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character, the research had data collected through semi-structured interviews, considering the narratives of the participants. Three experienced teachers, with over 30 years of experience at the same school, were selected. Among the main results, it was possible to discuss knowledge from different sources, especially those related to experience in the profession, and to identify the phases of the teaching career. It was possible to evidence that investigated teachers point as positive the relationship between beginning and experienced teachers for the construction of professional identity, reflection, working in partnership with peers and the formation of a group identify, as a cooperative based in the Modern School Movement and Freinet Pedagogy, and also in the possible dimensions of a Community of Practice of Teacher for professional learning. The school demonstrated to be a place for learning for its teachers, facilitating the professional development. It hoped that such a study can contribute to the recognition of the relevant and pedagogical information, whether for beginning teachers, aspiring teachers to Freinet Pedagogy, or even teachers in their educational practices. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.subject | Identidade docente | por |
dc.subject | Professor experiente | por |
dc.subject | Pedagogia Freinet | por |
dc.title | Professores experientes de uma escola freinetiana: identidade, saberes e processos de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Experienced teachers of a freinet school: identity, knowledge and learning processes | eng |
dc.title.alternative | Profesores experimentados de una escuela freinet: procesos de identidad, conocimiento y aprendizaje | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3250195451890332 | por |
dc.description.resumo | Diante da relação, enquanto professora e pesquisadora, com os aspectos relativos à formação de professores e à Pedagogia Freinet, esta pesquisa objetiva compreender os saberes, os processos de aprendizagem da docência e a constituição da identidade docente, destacados nas narrativas de professoras experientes e atuantes na Pedagogia Freinet. Como objetivos específicos procura-se identificar as fontes de aprendizagem indicadas por estas professoras e descrever os modos de aquisição dos saberes. O referencial teórico fundamenta-se nos saberes docentes, na perspectiva de Tardif (2000, 2012), os processos de aprendizagem e constituição da identidade docente e a própria Pedagogia Freinet. De abordagem qualitativa, com um caráter exploratório e descritivo, a pesquisa teve os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando as narrativas das participantes. Foram selecionadas três professoras experientes, com mais de 30 anos de atuação na mesma escola. Dentre os principais resultados, foi possível discutir os saberes provenientes de diferentes fontes, principalmente àquelas relacionadas à experiência na profissão e identificar as fases da carreira docente. Foi possível evidenciar que as professoras investigadas apontam como positiva a relação entre professores iniciantes e experientes para a construção da identidade profissional, a reflexão, o trabalho em parceria com os pares e a formação de uma identidade de grupo, como uma cooperativa baseada no Movimento da Escola Moderna e na Pedagogia Freinet, e também nas possíveis dimensões de uma Comunidade de Prática de Professores para a aprendizagem profissional. A escola apresentou-se como um espaço de formação e aprendizagem às participantes, favorecendo o desenvolvimento profissional. Espera-se que tal estudo possa contribuir para o reconhecimento de informações relevantes e pedagógicas, seja aos professores iniciantes, aos aspirantes à Pedagogia Freinet, ou ainda aos docentes em suas práticas educativas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3886871836516491 | por |