Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, José Luiz
dc.date.accessioned2021-08-30T19:46:43Z
dc.date.available2021-08-30T19:46:43Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.identifier.citationCOSTA, José Luiz. As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis of the teaching of philosophy in Brazil, which seeks to identify the course of teaching this discipline under the legislation that regulates Brazilian education and the ways in which public policies address this issue, which is addressed in all legislation with entirely skewed ideological orientations. The teaching of philosophy itself is also the subject of this work, which addresses some contributions on the teaching of philosophy, reading different authors who have dealt with this theme, showing that thinking about the teaching of philosophy is already an eminently philosophical task, which leads us to a long but fruitful debate, demonstrating possibilities of various forms of teaching the subject in focus. The objective of this work is to demonstrate that one of the possibilities of teaching philosophy is in the relationship it establishes with literature and vice versa. Therefore, we sought to bring the student closer to philosophy through reading literary texts within the youth category, which in theory presents itself as a more pleasurable type of reading. What could be seen in practice is that students become more interested in philosophy when they realize that it is dealing with issues that are so close to them.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectAntinomiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectTeaching of Philosophyeng
dc.subjectAntinomyeng
dc.subjectLiteraturaeng
dc.titleAs antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literaturapor
dc.title.alternativeLas antinomias de la enseñanza de la filosofía: caminos y posibilidades para su enseñanzaspa
dc.title.alternativeThe antinomies of the teaching of philosophy: ways and possibilities for its teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788063551247254por
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta uma análise sobre o ensino de filosofia no Brasil, onde se busca identificar o trajeto do ensino desta disciplina no âmbito das legislações que regulamentam a educação brasileira e as formas como as políticas públicas encaram essa questão que é tratada em todas as legislações com orientações ideológicas inteiramente enviesadas. O ensino de filosofia propriamente dito também é tema deste trabalho onde se faz a abordagem de algumas contribuições sobre o ensino de filosofia, fazendo uma leitura de diferentes autores que trataram deste tema, mostrando que pensar o ensino de filosofia já é uma tarefa eminentemente filosófica, que nos leva a um debate longo, porém profícuo, demonstrando possibilidades de variadas formas do ensino da disciplina em foco. O objetivo deste trabalho está em demonstrar que uma das possibilidades de se ensinar filosofia está na relação que esta estabelece com a literatura e vice-versa. Portanto, buscou-se fazer uma aproximação do aluno com a filosofia através da leitura de textos literários dentro da categoria juvenil, que em tese se apresenta como um tipo de leitura mais prazerosa. O que se pôde verificar na prática é que os alunos passam a se interessar mais pela filosofia quando percebem que esta, está tratando de questões que são tão próximas a eles.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6225556424737231por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil