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dc.contributor.authorItaliano, Vinicius de Príncipe
dc.date.accessioned2021-08-31T20:46:44Z
dc.date.available2021-08-31T20:46:44Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.identifier.citationITALIANO, Vinicius de Príncipe. Projeto Principia - Robôs na Escola: aprendizagem, desenvolvimento e cidadania. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14834.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14834
dc.description.abstractDue to their potential, digital information and communication technologies (ICT), in addition to offering entertainment content, guarantee students access to images, videos, research and information, which facilitate the understanding of specific content, contributing to their learning and knowledge. Educational Robotics has the potential to contribute so that teenagers can glimpse new horizons for the use of TDIC, engaging them in learning projects and academic insertion. The main objective of this research is to analyze elements present in the initial activities of the Principia Project: Robots at School, together with the 6th year of elementary school in a public school, in the second half of 2019, that correlate with student development. To meet this objective of this research, we count on the contributions of Vygotsky, Paulo Freire and authors focused on ICT studies and, specifically, on Robotics in Education. The methodology adopted is based on theoretical and methodological contributions from Qualitative Research, in which the researcher acted actively as a participant, taking as a basis for understanding the facts. To record the events, the techniques of unsystematic observation and the production of field diaries were used. As a result of the research, we were able to conclude the identification of five elements: Project construction; Unplugged programming; Establishing connections between different situations and areas of knowledge; Programming and control of robots and reframing instruments. Such elements contributed for students to explore new content, build new learning and use technologies more profitably to leverage their development.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRobótica educacionalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducational roboticseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleProjeto Principia - Robôs na Escola: aprendizagem, desenvolvimento e cidadaniapor
dc.title.alternativePrincipia Project - Robots at School: learning, development and citizenshipeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Jarina Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612611612919706por
dc.description.resumoAs tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), pelo seu potencial, além de oferecerem conteúdos de entretenimento, garantem aos estudantes o acesso a imagens, vídeos, pesquisas e informações, que facilitam o entendimento de algum conteúdo em específico contribuindo com sua aprendizagem e conhecimento. A Robótica Educacional tem potencial para contribuir para que os adolescentes possam vislumbrar novos horizontes para o uso das TDIC, engajando-o em projetos de aprendizagem e de inserção acadêmica. O objetivo central dessa pesquisa é analisar elementos presentes nas atividades iniciais do Projeto Principia: Robôs na Escola, junto ao 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, no segundo semestre de 2019, que se correlacionam ao desenvolvimento dos estudantes. Para atender esse objetivo desta pesquisa, contamos com as contribuições de Vygotsky, Paulo Freire e autores voltados aos estudos das TDIC e, especificamente, da Robótica na Educação. A metodologia adotada tem como base aportes teórico-metodológicos da Pesquisa Qualitativa, no qual o pesquisador atuou de forma ativa como participante, tomando como base para a compreensão dos fatos. Para o registro dos acontecimentos foram utilizadas as técnicas de observação assistemática e de produção de diários de campo. Como resultado da pesquisa pudemos concluir a identificação de cinco elementos, presentes nas atividades analisadas: Construção de projetos; Programação desplugada; Estabelecimento de conexões entre situações e áreas do conhecimento; Programação e controle de robôs e Ressignificação de instrumentos. Tais elementos contribuíram para que os estudantes explorassem novos conteúdos, construíssem novas aprendizagens e utilizassem as tecnologias de forma mais proveitosa para alavancar seu desenvolvimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1578961437304372por


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