dc.contributor.author | Alves, Ana Carolina Tardivo | |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T13:23:57Z | |
dc.date.available | 2021-09-27T13:23:57Z | |
dc.date.issued | 2021-08-23 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Ana Carolina Tardivo. A distopia The Handmaid's Tale: um alinhavo entre afeto, identificação, memória e feminismo. 2021. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14932. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14932 | |
dc.description.abstract | Given the fact that the costumes of The Handmaid's Tale series (Bruce Miller, 2017-) have become a powerful symbol in many protests around gender inequality and women rights, this research investigates how the narrative genre through which the series builds its plot - a dystopian scientific - engages viewers; identifying and analyzing the elements of audiovisual materiality that invite fans to be affected and to experiment this universe in a similar way to the protagonist. In another sense, this research proceeds by connecting the social context of women, the feminist movement, the use of social platforms and The Handmaid's Tale series, seeking to understand how these phenomena are capable of transforming collective and social memory. By this gaze, it was possible to perceive how the way in which women and the totalitarian universe are represented in the series causes identification in viewers. This is the link that forms the connection of the fictional narrative of THT with the social and political context in which the series is consumed, thus expanding its meaning to the reality of public and political spaces. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Distopia | por |
dc.subject | Feminismo | por |
dc.subject | Afeto | por |
dc.subject | Identificação | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | The Handmaid’s Tale | eng |
dc.subject | Dystopia | eng |
dc.subject | Feminism | eng |
dc.subject | Affect | eng |
dc.subject | Identification | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.title | A distopia The Handmaid's Tale: um alinhavo entre afeto, identificação, memória e feminismo | por |
dc.title.alternative | Dystopia The Handmaid's Tale: a tack between affect, identification, memory and feminism | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Flávia Cesarino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1653890782950111 | por |
dc.description.resumo | Diante do fato de que o figurino da série The Handmaid’s Tale (Bruce Miller, 2017- ) se tornou um poderoso símbolo em muitos protestos pautados na desigualdade de gênero, a presente pesquisa investiga de que maneira o gênero narrativo por meio do qual a série constrói seu enredo - a ficção científica distópica - engaja os espectadores; identificando e analisando os elementos da materialidade audiovisual que convidam os fãs à afetação e à experimentação deste universo de maneira análoga à protagonista. Em outro sentido, a pesquisa procede por conectar o contexto social das mulheres, o movimento feminista, a utilização das plataformas sociais e a série The Handmaid’s Tale, buscando compreender como esses fenômenos são capazes de transformar a memória coletiva e social. É possível encontrar na forma como as mulheres e o universo totalitário são representados na série processos de identificação que possibilitam o entroncamento da narrativa ficcional de The Handmaid's Tale com o contexto social e político em que a série é consumida, expandindo, assim, seu significado, até então restrito para a realidade dos espaços públicos e políticos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8351783735660363 | por |