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dc.contributor.authorCesário, Priscila Menarin
dc.date.accessioned2021-10-13T11:39:10Z
dc.date.available2021-10-13T11:39:10Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationCESÁRIO, Priscila Menarin. Programa híbrido de mentoria: contribuições para a aprendizagem da docência de professoras iniciantes. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14989.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14989
dc.description.abstractThe investigation aimed to analyze the learning about teaching constructed by two beginning teachers through dialogue with mentor teachers during their follow-up in their participation in the Hybrid Mentoring Program (PHM). The PHM is a teaching induction program, which aims to provide follow-up and support at the beginning of teaching. In mentoring, an experienced teacher (with more than 10 years of professional experience) accompanies beginning teachers (with a maximum of five years of teaching experience) helping them to develop professional skills at different levels of education: Kindergarten, Early Years of Elementary School and Youth and Adult Education. The theoretical references involved the period of professional insertion, the dilemmas experienced by teachers at the beginning of their careers and the training demands; the professional development of teaching, in the perspective that teacher training takes place in a continuous process and that there are different sources of teaching learning; the construction of the knowledge base for teaching and mentoring programs as possibilities to support beginning teachers, favoring their professional development in teaching and their permanence in their career. The research is a collective instrumental case study of a qualitative nature with descriptive interpretive analysis of digital narratives produced through the dialogue between two beginning teachers and their respective mentors over a period of approximately two years. The results reveal demands that are characteristic of the initial period of the teaching career and that are related to the construction of a knowledge base for teaching, the lack of support for beginners in the school and the teaching network, working conditions and the devaluation of the teaching profession. It was noticed that, through mentoring actions planned and monitored by the mentors during the Program, the beginning teachers built professional knowledge about teaching related to Teaching and Being a Teacher, and such learning revealed that mentoring programs constitute a promising pedagogical tool to support teacher professional development of beginning teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem da docênciapor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectProfessor iniciantepor
dc.subjectIndução à docênciapor
dc.subjectNecessidades formativaspor
dc.subjectPrograma híbrido de mentoriapor
dc.subjectLearning of teachingeng
dc.subjectProfessional development of teachingeng
dc.subjectBeginning teachereng
dc.subjectInduction to teachingeng
dc.subjectTraining needseng
dc.subjectHybrid mentoring programeng
dc.titlePrograma híbrido de mentoria: contribuições para a aprendizagem da docência de professoras iniciantespor
dc.title.alternativeHybrid mentoring program: contributions to beginner teachers' teaching learningeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Anunciato, Rosa Maria Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775por
dc.description.resumoA investigação teve como objetivo analisar as aprendizagens sobre a docência construídas por duas professoras iniciantes por meio do diálogo com professoras mentoras durante o acompanhamento em sua participação no Programa Híbrido de Mentoria (PHM). O PHM é um programa de indução à docência, que visa oferecer acompanhamento e apoio no início da docência. Na condução mentoria um professor experiente (com mais de 10 anos de atuação profissional) acompanha professores iniciantes (com no máximo cinco anos de experiência docente) auxiliando-os a desenvolver competências profissionais em diferentes níveis de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Os referenciais teóricos envolveram o período de inserção profissional, os dilemas vividos pelos professores em início de carreira e as demandas formativas; o desenvolvimento profissional da docência, na perspectiva de que a formação docente se dá num processo contínuo e que há diferentes fontes de aprendizagem da docência; a construção da base de conhecimento para o ensino e os programas de mentoria como possibilidades de apoio aos professores iniciantes favorecendo seu desenvolvimento profissional docente e sua permanência na carreira. A pesquisa é um estudo de caso instrumental coletivo de natureza qualitativa com análise descritiva interpretativa de narrativas digitais produzidas por meio do diálogo entre duas professoras iniciantes e suas respectivas mentoras durante o período aproximado de dois anos. Os resultados revelam demandas características do período inicial da carreira docente e que estão relacionadas à construção de uma base de conhecimento para o ensino, à falta de apoio aos iniciantes na escola e na rede de ensino, às condições de trabalho e à desvalorização da profissão docente. Percebeu-se que, por meio de ações de mentoria planejadas e acompanhadas pelas mentoras durante o Programa, as professoras iniciantes construíram conhecimentos profissionais sobre a docência relacionados ao Ensinar e ao Ser professor e tais aprendizagens revelaram que programas de mentoria se constituem numa ferramenta pedagógica promissora para apoiar o desenvolvimento profissional docente de professores iniciantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0847408502819329por


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