dc.contributor.author | Freitas, Milena de Bem Zavanella | |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T10:29:36Z | |
dc.date.available | 2021-10-15T10:29:36Z | |
dc.date.issued | 2021-06-28 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Milena de Bem Zavanella. Violência baseada na expressão de gênero e de orientação sexual na Educação Física: professores e professoras como agentes de prevenção. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15010. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15010 | |
dc.description.abstract | School violence is a growing and multiple phenomenon that affects people's lives in different ways. Scientific production shows that the expression of gender and sexual orientation is related to the increased risk of being a victim of violence and bullying in schools. This research promotes a dialogue between scientific evidence and the collaboration of Physical Education teachers for the prevention of violence, focusing on gender and sexual orientation. Therefore, the general objective was to structure fundamental knowledge that corresponds to training programs for Physical Education teachers, in order to qualify agents for preventing violence, especially violence based on gender and sexual orientation, through dialogue between Physical Education teachers and the scientific contributions to solving these problems. The articulation between the results of this research and scientific productions on violence allows us to claim the presence of specific knowledge in the initial training process, as well as the promotion of community training for prevention work. Among the fundamental knowledge for the prevention of violence, this research highlights the importance of interactions and socialization processes for the maintenance or overcoming of violence. Through preventive socialization, it is possible to educate children and young people, especially peer groups and friends, as essential factors in the work of preventing and overcoming violence. We also consider that the contents of Physical Education can be treated by the principles of dialogic learning and through Successful Educational Actions, especially interactive groups and dialogic model of prevention and conflict resolution. These paths are presented as concrete possibilities, considering that they are already serving as a basis for work developed in the area, especially due to the validation they have in view of the improvement in learning and overcoming conflicts and violence. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.subject | Violência de gênero | por |
dc.subject | Violência contra população LGBT+ | por |
dc.subject | Prevenção de violência | por |
dc.subject | Socialização preventiva | por |
dc.subject | School violence | eng |
dc.subject | Gender based violence | eng |
dc.subject | Violence against LGBT+ population | eng |
dc.subject | Prevention of violence | eng |
dc.subject | Preventive socialization | eng |
dc.title | Violência baseada na expressão de gênero e de orientação sexual na Educação Física: professores e professoras como agentes de prevenção | por |
dc.title.alternative | Gender based violence and sexual orientation based violence in Physical Education: teachers as prevention agents | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Roseli Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5233854244313683 | por |
dc.description.resumo | A violência escolar é um fenômeno crescente e múltiplo que afeta de forma diferente a vida das pessoas. A produção científica evidencia que a expressão de gênero e de orientação sexual tem relação com o aumento do risco de ser vítima de violência e bullying nas escolas. Esta pesquisa promove um diálogo entre as evidências científicas e a colaboração de professores e professoras de Educação Física para prevenção de violência, fazendo um recorte de gênero e orientação sexual. Por isso, o objetivo geral foi estruturar conhecimentos fundamentais que correspondam a programas de formação de professores e professoras de Educação Física, a fim de qualificar agentes de prevenção de violência, em especial as violências baseadas em gênero e orientação sexual, por meio do diálogo entre professoras e professores de Educação Física e as contribuições científicas para resolução destes problemas. A articulação entre os resultados desta pesquisa e das produções científicas a respeito de violência nos permite reivindicar a presença de conhecimentos específicos no processo de formação inicial, assim como a promoção de formações comunitárias para o trabalho de prevenção. Dentre os conhecimentos fundamentais para a prevenção de violência esta pesquisa destaca a importância das interações e dos processos de socialização para a manutenção ou superação da violência. Por meio da socialização preventiva, é possível educar crianças e jovens, especialmente o grupo de pares e as amizades, na condição de fatores essenciais ao trabalho de prevenção e superação da violência. Consideramos ainda que os conteúdos da Educação Física possam ser tratados pelos princípios da aprendizagem dialógica e por meio das Atuações Educativas de Êxito, especialmente grupos interativos e modelo dialógico de prevenção e resolução de conflitos. Estes caminhos se apresentam como possibilidades concretas, considerando que já estão servindo de base para trabalhos desenvolvidos na área, sobretudo pela validação que possuem diante da melhora do aprendizado e superação dos conflitos e violência. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 130299/2020-0 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9811892012393598 | por |