Show simple item record

dc.contributor.authorBatista, José Ricardo
dc.date.accessioned2021-10-15T12:44:10Z
dc.date.available2021-10-15T12:44:10Z
dc.date.issued2021-05-21
dc.identifier.citationBATISTA, José Ricardo. Participação social em educação e dominação: uma análise sobre o campo e as implicações do trabalho parrésico. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15011.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15011
dc.description.abstractThe discourse about the democracy participation in education asks educators, for instance. This paper on the assumption that the policies actives take on important in all human life, especially, from the participative democracy model. Therefore, we seek to investigate how the mechanisms of social participation in educational public policies have been developed, purposing to understand the resignifies and establish regimes of truths grounded by the speeches. We used dice from official documents, laws among others. In addition to treating parrhesic work as a possibility for the present day, from the perspective of resistance to the governmentalized state. Besed on a theoretical basis in Michel Foucault, we sought to understand the dynamics established by the governmentality that uses institutions, as well as the structures proper to the Democratic State to constitute a homogeneous group that reinforce and expand its Power. One of the sides, which is the parrhesic represent the rupture of that order. It suggesting think that we have ethical experiences that overcome all harassment of normalizing devices. The, we rake up some implications of Foucault's analysis are evaluated to rethink the dilemmas of educational theorization and the role of teachers and education professionals as intellectuals to specific rationality developed today. Consciousness and this practice originated by the antiquity, implies a virtue, a quality and a duty that in the political and educational show as a technique of your own direction. Because of that, this paper examined official documents and some bibliographic references to understand how this transition takes place between intellectual discussion and the formation of a set of laws, projects, opinions, theses and pedagogical / legislative proposals with the scope of unifying thought and that provides the improvement of governmentality. Freedom is a fundamental principle of democracy. For that reason, any form of limitation, restraint and weakening must be repelled by anyone. The centralization at the state level represents a serious threat to freedom. In our reality, we can note a strong centralization. This can make easy the implementation of totalitarianism. Only the strengthening of the individual as an autonomous being can represent a way of resisting governmentality. In the end, we’d like to talk about the role of education in this scheme that we will try to situate in this characteristic game of modernity.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGovernamentalidadepor
dc.subjectParresíapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectParrhesiaeng
dc.subjectGovernmentalityeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleParticipação social em educação e dominação: uma análise sobre o campo e as implicações do trabalho parrésicopor
dc.title.alternativeSocial participation in education and domination: an analysis of the field and the implications of parrhesic workeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Flávio Caetano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7889803676083470por
dc.description.resumoA trama discursiva sobre a participação democrática no âmbito educacional exige repensar conceitos dogmáticos como democracia, por exemplo. Este trabalho parte, portanto, do pressuposto de que a atividade política tende de assumir um papel relevante na vida das pessoas, especialmente com a introdução de modelos da democracia participativa. Dessa forma, busca-se investigar como se tem desenvolvido os mecanismos de participação social em políticas públicas educacionais, visando compreender as tramas discursivas que ressignificam e estabelecem regimes de verdades sobre a concepção de democracia e participação, valendo-se de dados obtidos através de documentos oficiais e legislações, entre outros, além de tratar do trabalho parrésico como possibilidade para a atualidade, sob a ótica de resistência ao estado governamentalizado. Com fundamento teórico em Michel Foucault, buscou-se compreender a dinâmica estabelecida pela governamentalidade que se utiliza das instituições, bem como das estruturas próprias estruturas do Estado Democrático para constituir um grupo homogêneo que reforçam e ampliam seu Poder. Nessa perspectiva, a parresía consiste numa ruptura dessa ordem, propondo a repensar nas construções de experiências éticas que ultrapassem todos os acossamentos dos dispositivos normalizadores. Destarte, são avaliadas algumas implicações da análise foucaultiana para repensar os dilemas da teorização educacional e o papel do professor e dos profissionais da educação como intelectuais que atuam na instituição específica de formação de sujeitos para esse modo específico de racionalidade desenvolvida na atualidade. A consciência e essa prática sobre si situada na antiguidade, implica uma virtude, uma qualidade e um dever que no campo político e educacional se revelam como uma técnica de direção individual. Por essa razão, este trabalho perscrutou documentos oficiais e alguns referenciais bibliográficos para compreender como acontece essa passagem entre a discussão intelectual e a formação de um conjunto de leis, projetos, pareceres, teses e propostas pedagógicas/legislativas com o escopo de unificar o pensamento e que proporciona o aprimoramento da governamentalidade. A liberdade é princípio fundamental da Democracia e, por essa razão, qualquer forma de limitação, coibição e enfraquecimento devem ser repelidos por qualquer pessoa. A centralização na esfera estatal representa uma grave ameaça à liberdade. Todavia, na realidade brasileira, podemos observar uma tendência à centralização, o que facilita a implementação do totalitarismo e, só o fortalecimento do indivíduo possibilita enfrentar tal realidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7671024971334446por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil