dc.contributor.author | Gama, Eydher Floriano Pereira Eleutério | |
dc.date.accessioned | 2021-10-26T10:51:29Z | |
dc.date.available | 2021-10-26T10:51:29Z | |
dc.date.issued | 2021-07-14 | |
dc.identifier.citation | GAMA, Eydher Floriano Pereira Eleutério. A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045 | |
dc.description.abstract | The term interdisciplinarity is used in several contexts in our society, among these contexts, we have the area of education and teaching materials. In the educational context, we find the approach of interdisciplinarity in an epistemological, methodological or educational conception.
In this work, we seek to identify and discuss the interdisciplinary concepts of the five textbook collections, indicated by PNLD 2020, in the discipline of natural sciences, elementary school – final years.
They present in their material, trying to answer the question: "How do natural science textbooks approach interdisciplinary work and what concept of interdisciplinarity is adopted?
We use as a methodology, the documental qualitative analysis, because the textbooks deal with written materials, they can be characterized as documents.
We analyzed the teacher's manual in the book, the activities identified as interdisciplinary and the guidelines given to teachers for carrying out the activities. The results showed that although we have interdisciplinarity with epistemological, methodological or teacher training approaches, in the collections we find only the focus of the methodological design on interdisciplinary activities, in addition to the existence of some activities presented as interdisciplinary, but which actually have characteristics of activities multidisciplinary. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Livro de ciências | por |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Didactic material | eng |
dc.subject | Science book | eng |
dc.title | A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020 | por |
dc.title.alternative | The interdisciplinarity approach in the PNLD 2020 science booklets | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Julio, Josimeire Meneses | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 | por |
dc.description.resumo | O termo interdisciplinaridade é utilizado em vários contextos na nossa sociedade, dentre esses contextos, temos a área da educação e os materiais didáticos. No contexto educacional, encontramos a abordagem da interdisciplinaridade em uma concepção epistemológica, metodológica ou de formação.
Neste trabalho, buscamos identificar e discutir sobre as concepções de interdisciplinaridade das cinco coleções de livros didáticos, indicadas pelo PNLD 2020, na disciplina de ciências da natureza, ensino fundamental – anos finais.
Apresentam em seu material, tentando responder à questão: "Como os livros didáticos, de ciências naturais abordam o trabalho interdisciplinar e qual a concepção de interdisciplinaridade que é adotada?
Utilizamos como metodologia, a análise qualitativa documental, pelo fato dos livros didáticos tratarem de materiais escritos, podem ser caracterizados como documentos.
Analisamos no livro o manual do professor, as atividades identificadas como interdisciplinares e as orientações dadas aos professores para a realização das atividades. Os resultados mostraram que apesar de termos a interdisciplinaridade com abordagens epistemológica, metodológica ou de formação de professores, nas coleções encontramos apenas o foco da concepção metodológica nas atividades interdisciplinares, além da existência de algumas atividades apresentadas como interdisciplinares, mas que efetivamente possuem características de atividades multidisciplinares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7479069837679495 | por |