dc.contributor.author | Correia, Thaís Fernanda de Aquino | |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T11:14:47Z | |
dc.date.available | 2021-10-27T11:14:47Z | |
dc.date.issued | 2021-08-27 | |
dc.identifier.citation | CORREIA, Thaís Fernanda de Aquino. A gallery walk na educação básica: um olhar para as produções científicas do período de 2010 a 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15050. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15050 | |
dc.description.abstract | The present research had as investigative scope an active teaching strategy called Gallery Walk
when inserted in the teaching scope of Mathematics and Natural Sciences. Gallery Walk is
similar to an art gallery, in which visitors try to understand what the artist expressed through
his artistic exhibition. During the activity permeated by this teaching strategy, students can
move around the room and talk to their groups with the intention of observing images, posters
or even their own work. Along this route, they can contribute with comments, share ideas and
request clarification from colleagues about the doubts that have arisen along the way.
Furthermore, it is possible that problems-issues or tasks may be introduced to be jointly solved,
in order to encourage collaborative work and the active engagement of students. In this sense,
this research was guided by the following question: How has Gallery Walk been used in Basic
Education, according to scientific productions for the period 2010 to 2020? This research can
be characterized as qualitative, exploratory and bibliographical. To answer the research
question, a survey of scientific publications was carried out in four online academic search
platforms. From a total of 60 items, ten productions were selected and analyzed, as some of
them were present in more than one platform. In this way, it was possible to identify the analysis
categories for each of the areas. In relation to the area of Mathematics, three categories of
flexibility were constructed, namely: broad, intermediate and restricted. And, for Science of
Nature, the category entitled walk in the gallery was created. The results point to the positive
effects of inserting this active teaching strategy in teaching and learning contexts, especially for
the two areas mentioned, in addition to demonstrating the gaps in academic productions about
Gallery Walk in Brazil and abroad. Therefore, this research recommends the production of new
research on the theme Gallery Walk in other online platforms and filters, as well as works in
different areas of knowledge. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estratégia de ensino | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza | por |
dc.subject | Gallery walk | eng |
dc.subject | Teaching strategy | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | Teaching of Mathematics and Natural Sciences | eng |
dc.title | A gallery walk na educação básica: um olhar para as produções científicas do período de 2010 a 2020 | por |
dc.title.alternative | The gallery walk in basic education: a look at scientific productions from 2010 to 2020. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1811225448261362 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como escopo investigativo uma estratégia ativa de ensino denominada
Gallery Walk quando inserida nos âmbitos de ensino de Matemática e de Ciências da Natureza.
A Gallery Walk se assemelha a uma galeria de artes, em que os visitantes tentam compreender
o que o artista expressou por meio de sua exposição artística. Durante a atividade perpassada
por essa estratégia de ensino, os estudantes podem se movem ao redor da sala e conversar com
seus grupos na intenção de observar imagens, pôsteres/cartazes ou até mesmo seus próprios
trabalhos. Neste percurso, podem contribuir com comentários, partilhar ideias e solicitar
esclarecimentos aos colegas a respeito das dúvidas que foram surgindo ao longo da caminhada.
Ademais, é possível que sejam introduzidas questões-problema ou tarefas para serem
solucionadas conjuntamente, a fim de incentivar o trabalho colaborativo e o engajamento ativo
dos educandos. Neste sentido, esta pesquisa foi balizada com a seguinte questão: De que forma
a Gallery Walk tem sido utilizada na Educação Básica, de acordo com as produções científicas
referentes ao período de 2010 a 2020? Considerando-se as suas especificidades, esta pesquisa
pode ser caracterizada como qualitativa, exploratória e bibliográfica. Para responder à questão
de investigação, foi realizado um levantamento de publicações científicas em quatro
plataformas acadêmicas online de busca. De um total de 60 itens, foram selecionadas e
analisadas dez produções, já que algumas delas estiveram presentes em mais de uma
plataforma. Dessa forma, foi possível identificarmos categorias de análise para cada uma das
áreas. Com relação à área de Matemática, foram construídas três categorias de flexibilização, a
saber: ampla, intermediária e restrita. E, para Ciências da Natureza, foi criada a categoria
intitulada caminhada na galeria. Os resultados apontam para os efeitos positivos da inserção
dessa estratégia ativa de ensino em contextos de ensino e aprendizagem, sobretudo para as duas
áreas mencionadas, além de demonstrar lacunas de produções acadêmicas sobre a Gallery Walk
no Brasil e fora dele. Portanto, esta pesquisa recomenda a produção de novas pesquisas sobre a
temática Gallery Walk em outras plataformas online e filtros, assim como trabalhos em distintas
áreas do saber. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6315395363593643 | por |