Show simple item record

dc.contributor.authorCorreia, Thaís Fernanda de Aquino
dc.date.accessioned2021-10-27T11:14:47Z
dc.date.available2021-10-27T11:14:47Z
dc.date.issued2021-08-27
dc.identifier.citationCORREIA, Thaís Fernanda de Aquino. A gallery walk na educação básica: um olhar para as produções científicas do período de 2010 a 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15050.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15050
dc.description.abstractThe present research had as investigative scope an active teaching strategy called Gallery Walk when inserted in the teaching scope of Mathematics and Natural Sciences. Gallery Walk is similar to an art gallery, in which visitors try to understand what the artist expressed through his artistic exhibition. During the activity permeated by this teaching strategy, students can move around the room and talk to their groups with the intention of observing images, posters or even their own work. Along this route, they can contribute with comments, share ideas and request clarification from colleagues about the doubts that have arisen along the way. Furthermore, it is possible that problems-issues or tasks may be introduced to be jointly solved, in order to encourage collaborative work and the active engagement of students. In this sense, this research was guided by the following question: How has Gallery Walk been used in Basic Education, according to scientific productions for the period 2010 to 2020? This research can be characterized as qualitative, exploratory and bibliographical. To answer the research question, a survey of scientific publications was carried out in four online academic search platforms. From a total of 60 items, ten productions were selected and analyzed, as some of them were present in more than one platform. In this way, it was possible to identify the analysis categories for each of the areas. In relation to the area of Mathematics, three categories of flexibility were constructed, namely: broad, intermediate and restricted. And, for Science of Nature, the category entitled walk in the gallery was created. The results point to the positive effects of inserting this active teaching strategy in teaching and learning contexts, especially for the two areas mentioned, in addition to demonstrating the gaps in academic productions about Gallery Walk in Brazil and abroad. Therefore, this research recommends the production of new research on the theme Gallery Walk in other online platforms and filters, as well as works in different areas of knowledge.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia de ensinopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEnsino de Matemática e de Ciências da Naturezapor
dc.subjectGallery walkeng
dc.subjectTeaching strategyeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectTeaching of Mathematics and Natural Scienceseng
dc.titleA gallery walk na educação básica: um olhar para as produções científicas do período de 2010 a 2020por
dc.title.alternativeThe gallery walk in basic education: a look at scientific productions from 2010 to 2020.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1811225448261362por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como escopo investigativo uma estratégia ativa de ensino denominada Gallery Walk quando inserida nos âmbitos de ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. A Gallery Walk se assemelha a uma galeria de artes, em que os visitantes tentam compreender o que o artista expressou por meio de sua exposição artística. Durante a atividade perpassada por essa estratégia de ensino, os estudantes podem se movem ao redor da sala e conversar com seus grupos na intenção de observar imagens, pôsteres/cartazes ou até mesmo seus próprios trabalhos. Neste percurso, podem contribuir com comentários, partilhar ideias e solicitar esclarecimentos aos colegas a respeito das dúvidas que foram surgindo ao longo da caminhada. Ademais, é possível que sejam introduzidas questões-problema ou tarefas para serem solucionadas conjuntamente, a fim de incentivar o trabalho colaborativo e o engajamento ativo dos educandos. Neste sentido, esta pesquisa foi balizada com a seguinte questão: De que forma a Gallery Walk tem sido utilizada na Educação Básica, de acordo com as produções científicas referentes ao período de 2010 a 2020? Considerando-se as suas especificidades, esta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, exploratória e bibliográfica. Para responder à questão de investigação, foi realizado um levantamento de publicações científicas em quatro plataformas acadêmicas online de busca. De um total de 60 itens, foram selecionadas e analisadas dez produções, já que algumas delas estiveram presentes em mais de uma plataforma. Dessa forma, foi possível identificarmos categorias de análise para cada uma das áreas. Com relação à área de Matemática, foram construídas três categorias de flexibilização, a saber: ampla, intermediária e restrita. E, para Ciências da Natureza, foi criada a categoria intitulada caminhada na galeria. Os resultados apontam para os efeitos positivos da inserção dessa estratégia ativa de ensino em contextos de ensino e aprendizagem, sobretudo para as duas áreas mencionadas, além de demonstrar lacunas de produções acadêmicas sobre a Gallery Walk no Brasil e fora dele. Portanto, esta pesquisa recomenda a produção de novas pesquisas sobre a temática Gallery Walk em outras plataformas online e filtros, assim como trabalhos em distintas áreas do saber.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6315395363593643por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil