Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Cristiane Mininel da
dc.date.accessioned2021-11-08T11:03:26Z
dc.date.available2021-11-08T11:03:26Z
dc.date.issued2021-08-26
dc.identifier.citationSILVA, Cristiane Mininel da. Interação e mediação por meio de animações educacionais no ensino e aprendizagem dos números naturais e suas operações. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15075.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15075
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the mediations and interactions that occur through educational animations during the teaching and learning process of natural numbers and their operations, especially regarding addition and subtraction for children enrolled in the 3rd year of Elementary School I. In this context, the format of educational animations is made from problem situations. Such mediations and interactions are directly related to the work developed in a school in São Paulo’s state, in 2020, during the COVID-19 pandemic period. 36 children aged 7 and 8 years participated. The question that led the research was defined as follows: How do interactions and mediations of students in the 3rd year of Elementary School take place in the format of educational animations in mathematics classes so that they can acquire new knowledge related to the concept of natural numbers and about addition and subtraction operations? The qualitative research is based on the theoretical and methodological assumptions of cultural-historical theory. Data was obtained based on the development of mathematical problem situations, presented in animated video format, called educational animation, which involves the conceptual nexus of natural numbers: positional value, grouping and addition and subtraction operations. The information obtained indicates that interactions and mediations occur when: 1) children have autonomy to explain their learning with the assistance of some technological supports, such as educational animations and the abacus, even in a difficult and pandemic context of COVID-19; 2) the organization of classes by the teacher leads to educational practice that considers communication, dialogue, collaboration as important aspects of pedagogical strategies to develop the teaching and learning process. In order to make these interactions and mediations take place satisfactorily, four educational videos were prepared, which are configured as educational products and potentialized this new communication that emerges, pulses, develops in favor of discovery and an engaging and innovative educational strategy with its effective inclusion in the classroom.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectVídeo animadopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectÁbacopor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectAnimated videoeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectAbacuseng
dc.subjectHistorical-Cultural Theoryeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectMediationeng
dc.titleInteração e mediação por meio de animações educacionais no ensino e aprendizagem dos números naturais e suas operaçõespor
dc.title.alternativeInteraction and mediation through educational animations in teaching and learning natural numbers and their operationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as mediações e as interações que ocorrem por meio de animações educacionais durante o processo de ensino e aprendizagem dos números naturais e suas operações, especialmente, no que diz respeito à adição e à subtração para crianças matriculadas no 3.º ano do Ensino Fundamental I. Nesse contexto, o formato de animações educacionais é feito a partir de situações-problema. Tais mediações e interações estão diretamente relacionadas ao trabalho desenvolvido em uma escola do interior do estado de São Paulo, no ano de 2020, durante o período de pandemia do COVID-19. Participaram 36 crianças de 7 e 8 anos. A questão que conduziu a pesquisa foi assim definida: Como se dão as interações e as mediações dos alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental no formato de animações educacionais nas aulas de matemática de forma que possam adquirir novos conhecimentos relacionados ao conceito de números naturais e as operações de adição e subtração? A pesquisa de cunho qualitativo está fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural. Os dados foram obtidos com base no desenvolvimento de situações-problema de matemática, apresentadas em formato de vídeo animado, denominado de animação educacional, que envolve os nexos conceituais de números naturais: valor posicional, agrupamento e as operações de adição e subtração. As informações obtidas indicam que as interações e as mediações se dão, quando: 1) as crianças têm autonomia no sentido de explicitarem suas aprendizagens com o apoio de alguns suportes tecnológicos, como por exemplo, as animações educacionais e o ábaco, mesmo em um contexto difícil de pandemia do COVID-19; 2) a organização das aulas pela professora conduz à prática educativa que elege a comunicação, o diálogo, a colaboração como aspectos importantes de estratégias pedagógicas para desenvolver o processo de ensino e a aprendizagem. Para que essas interações e mediações pudessem ocorrer a contento, foram elaborados quatro vídeos educacionais que se configuram como produtos educacionais e potencializaram essa nova comunicação que emerge, pulsa, se desenvolve em favor da descoberta e de uma estratégia educacional envolvente e inovadora com sua inclusão efetiva na sala de aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0557557005469866por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil