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dc.contributor.authorMartins, Debora Andrade Chagas
dc.date.accessioned2021-11-11T23:24:40Z
dc.date.available2021-11-11T23:24:40Z
dc.date.issued2021-08-19
dc.identifier.citationMARTINS, Debora Andrade Chagas. Busca de práticas pedagógicas de professores do ensino médio: racismo e intolerância na escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15102.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15102
dc.description.abstractThis paper has the objective of looking into the development of pedagogical practices aimed at ethnic-racial education, racism overcoming and ethnic-racial differences valuing at school through documents and teachers’ testimonies. Firstly its specific objective is to analyze, from teachers’ perspective, whether Centro de Mídias São Paulo (CMSPP) has developed practices that address the ethnic-racial theme and if these practices are appropriate. Secondly, it seeks to verify whether the teachers had access to initial and/or continuing education focused on the ethnic-racial theme and the relationship between this access and the development of pedagogical practices. At last, the impacts on learning in the developed practices have been analyzed through teachers' testimonies. For this purpose, 12 high school teachers who work at a peripheral state school in Jahu, São Paulo countryside, took part. Those analyzes were carried out from theoretical references such as Franz Fanon (2008) and (2015), Kabenguele Munanga (1986) and (2004) and Nilma Lino Gomes (2012), as well as some documents. Law 10.639/03 and Opinion CNE/CP 003/04, that structure the initial theoretical basis of the research in the search for an understanding of racism, from its origin to the present day, reaching the school environment. Therefore, participatory research was adopted as methodology, characterized by a qualitative approach of a descriptive, exploratory and explanatory nature, pinpointing the data compilation process through a questionnaire and a partially structured interview. The achieved results indicate that CMSP has fulfilled properly its role regarded to the development of the topic, meaning that a great amount of teachers had access to ethnic-racial themes, whether in initial training and/or continuing education, however, these are still insufficient as development of pedagogical practices that address these themes and, finally, the practices developed by the teachers were significant to the students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEducação étnico-racialpor
dc.subjectDepoimento de Professorespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectEthnic-racial educationeng
dc.subjectTeachers’ testimonialseng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleBusca de práticas pedagógicas de professores do ensino médio: racismo e intolerância na escolapor
dc.title.alternativeSearch for pedagogical practices by secondary school teachers: racism and intolerance at schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Douglas Aparecido de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847352503840983por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral investigar o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à educação étnico-racial, superação do racismo e valorização das diferenças étnico-raciais no contexto escolar por meio de documentos e depoimentos de professores. Apresenta como objetivo específico, primeiramente, analisar, sob a ótica do professor, se o Centro de Mídias São Paulo (CMSP) desenvolveu práticas que abordem a temática étnico-racial e se estas práticas foram adequadas. Em um segundo, busca verificar se o professor teve acesso à formação inicial e/ou continuada voltada para a temática étnico-racial a e relação deste acesso com o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Em um terceiro momento, buscou-se analisar, por meio de depoimentos de professores, os impactos na aprendizagem nas práticas desenvolvidas. Para tanto, contou com a participação de 12 educadores que atuam como professor nas segundas séries do Ensino Médio de uma escola estadual periférica no município de Jahu, interior de São Paulo. Estas análises foram feitas sob a luz de referenciais teóricos como Franz Fanon (2008) e (2015), Kabenguele Munanga (1986) e (2004) e Nilma Lino Gomes (2012), além de documentos como a Lei 10.639/03 e o Parecer CNE/CP 003/04 que estruturam a base teórica inicial da pesquisa na busca pela compreensão do racismo, desde sua origem até os dias atuais, chegando ao contexto escolar. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa participante, caracterizando-se por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, exploratória e explicativa, direcionando o processo de coleta de dados por meio de aplicação de questionário e entrevista parcialmente-estruturada. Os resultados alcançados indicam que o CMSP tem cumprido seu papel no que se refere ao desenvolvimento da temática adequadamente, que boa proporção dos professores teve acesso a temática étnico-racial, seja na formação inicial e/ou na formação continuada, porém estes ainda são insuficientes quanto ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que abordem tais temas e, por fim, as práticas desenvolvidas pelos professores foram significativas aos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2114102846359314por


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