Show simple item record

dc.contributor.authorNavarro, Eloisa Rosotti
dc.date.accessioned2021-11-16T12:30:34Z
dc.date.available2021-11-16T12:30:34Z
dc.date.issued2021-09-30
dc.identifier.citationNAVARRO, Eloisa Rosotti. O desenvolvimento do conceito de pensamento computacional na educação matemática segundo contribuições da teoria histórico-cultural. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15112.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15112
dc.description.abstractThe objective of this research was to develop, from conceptual nexuses and assumptions of Cultural-Historical Theory, the theoretical concept of computational thinking for its development in Mathematics Education. The research is characterized as qualitative. The logical-historical movement of the term “computational thinking” was analyzed through a State of Knowledge type of study, in the period from 2009 to 2019, with data from research (theses and dissertations), scientific articles, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the Curriculum of the State of São Paulo, called Currículo Paulista. Thus, the following leading question was established: What are the possible conceptual nexuses that contribute to the development of computational thinking in the context of Mathematics Education? The results point out that there are studies that use the term and diverge in relation to the definition of computational thinking and its characteristics. In addition, the analysis of the aforementioned documents allowed, under the aegis of Cultural-Historical Theory, to determine three conceptual nexuses of computational thinking, which can be configured in the context of Mathematics Education and, consequently, in school Mathematics, which are: problem solving; algebraic thinking, and algorithmic thinking. These conceptual nexuses are, essentially, in constant movement, as they are dialectical, historical, logical, and cultural. Based on them, the concept of computational thinking was developed in Mathematics Education, which considers the essentiality of developing computational thinking as a potential means of expanding the skills of problem-solving, of interpreting reality, and of expanding the ways of action of students in their sociocultural context, either in a plugged (ICTs) or unplugged manner. In this sense, the definition of the concept aims not only to think about “what it is” (external nexuses), but “how we can use it in everyday school life” and “how it can be developed to interpret and solve problems in reality” (internal nexuses). The logical-historical movement of computational thinking corroborates the development of this type of thinking, in its connection with the act of appropriation and use by students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectMovimento lógico-históricopor
dc.subjectNexos conceituaispor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectHistorical-cultural theoryeng
dc.subjectLogical-historical movementeng
dc.subjectConceptual nexuseseng
dc.subjectComputational thinkingeng
dc.titleO desenvolvimento do conceito de pensamento computacional na educação matemática segundo contribuições da teoria histórico-culturalpor
dc.title.alternativeThe development of the concept of computational thinking in mathematics education according to contributions of the historical-cultural theoryeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa foi desenvolver, a partir de nexos conceituais e dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, o conceito teórico de pensamento computacional para o seu desenvolvimento na Educação Matemática. A pesquisa está caracterizada como qualitativa. Analisou-se o movimento lógico-histórico do termo pensamento computacional, mediante um estudo do tipo Estado do Conhecimento, entre o período de 2009 a 2019, com dados de pesquisas (teses e dissertações), de artigos científicos, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do estado de São Paulo, denominado de Currículo Paulista. Assim, estabeleceu-se como pergunta condutora: Quais são os possíveis nexos conceituais que contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da Educação Matemática? Os resultados apontaram que há autores que utilizam o termo em suas pesquisas e se contrapõem em relação à definição de pensamento computacional e suas características. Além disso, a análise dos documentos referidos permitiu, sob a égide da Teoria Histórico- Cultural, determinar três nexos conceituais do pensamento computacional, que podem se configurar no contexto da Educação Matemática e, consequentemente, na Matemática escolar, são eles: a resolução de problemas; o pensamento algébrico e o pensamento algorítmico. Estes nexos conceituais, essencialmente, estão em constante movimento, pois são dialéticos, históricos, lógicos e culturais. Com base neles, desenvolveu-se o conceito de pensamento computacional na Educação Matemática, o qual considera a essencialidade em se desenvolver o pensamento computacional como um meio potencial de expandir as capacidades de resolução de problemas, de interpretar a realidade e de ampliar as formas de ação dos alunos diante de seu contexto sociocultural, seja de maneira plugada (TDIC) ou desplugada. Nesse sentido, a definição do conceito visa não só pensar “o que é” (nexos externos), mas “como usá-lo no cotidiano escolar” e “como desenvolvê-lo para interpretar e resolver problemas da realidade” (nexos internos). O movimento lógico-histórico do pensamento computacional corrobora com o desenvolvimento deste tipo de pensamento, na sua vinculação com o ato de apropriação e uso por parte dos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8916355296831066por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil