dc.contributor.author | Rodrigues, Flavia Baldacini Navarro | |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T13:43:35Z | |
dc.date.available | 2021-11-19T13:43:35Z | |
dc.date.issued | 2021-08-20 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Flavia Baldacini Navarro. Avaliação na aula de música? Um estudo com professores de música da Rede de Ensino Municipal de São Carlos/SP. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15127. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15127 | |
dc.description.abstract | This is an exploratory study which sought to investigate the assessment of student
learning process in Music classes at the Municipal Education Network of São
Carlos/SP. The specific objectives of this work are: to verify how the formation and
professional performance of teachers takes place as well as to know the planning and
types of assessment that these teachers know and practice; analyze the evaluation
criteria used to assess students' musical learning and identify which musical content is
being evaluated. The theoretical framework used to analyze data was formed from the
ideas of four authors: Haydt (2008), Hoffmann (2009), Luckesi (2011a; 2011b) and
Zabala (1998) who deal with: the concept of evaluation, types of assessment,
assessment instruments, assessment results and its benefits for the daily lives of
teachers and students. In order to deal specifically with the assessment in Music class,
we used the ideas of the author Swanwick (2003; 2014), who discusses criteria and
suggestions for assessing musical learning. The online questionnaire was used as an
instrument for data collection and, for data processing, the content analysis was
organized into categories based on the specific objectives of this work. The
questionnaire was sent by e-mail to all eleven teachers who work in the municipality
teaching music classes, with responses from seven of them (response rate of 63.6%).
The analysis of the answers shows that the teachers are young, most of them have a
degree in Music, and they also declare to feel some kind of difficulty in evaluating their
students. In addition, the assessments most used by them are diagnostic and
formative, and the most voted assessment tool was observation. Other data from the
analysis framed the teachers' evaluation criteria in the dimensions of Materials and
Swanwick's Expression (2014). Finally, the content that teachers assess is of an
attitudinal, conceptual and procedural nature, according to Zabala (1998), with a
prevalence of the attitudinal nature. In the final considerations, two suggestions for
assessment that can be used in large classes are presented: the minute paper
(MENEZES, 2010) and compositions in small groups. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Music education | eng |
dc.subject | Learning assessment | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Avaliação na aula de música? Um estudo com professores de música da Rede de Ensino Municipal de São Carlos/SP | por |
dc.title.alternative | Assessment in music class? A study with teachers of music from the Municipal Education Network of São Carlos/SP | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Galizia, Fernando Stanzione | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4007795540173093 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é um estudo exploratório que buscou investigar a percepção dos
professores sobre a avaliação da aprendizagem dos alunos nas aulas de Música da
Rede Municipal de Ensino de São Carlos/SP. Os objetivos específicos do trabalho
são: analisar como é ou se deu a formação e a atuação profissional dos professores,
conhecer o planejamento e os tipos de avaliação que esses professores conhecem e
praticam; analisar os critérios de avaliação utilizados para avaliar aprendizagens
musicais dos alunos e explorar quais conteúdos musicais estão sendo avaliados. O
referencial teórico utilizado para analisar os dados se formou a partir das ideias de
quatro autores: Haydt (2008), Hoffmann (2009), Luckesi (2011a; 2011b) e Zabala
(1998) que tratam sobre: o conceito de avaliação, tipos de avaliação, processos de
avaliação, resultados da avaliação e seus benefícios para o cotidiano de professores
e alunos. E para tratar especificamente sobre a avaliação na aula de Música, utilizou se as ideias do autor Swanwick (2003; 2014), que discorre sobre critérios e sugestões
de avaliação da aprendizagem musical. Como instrumento para coleta de dados
utilizou-se o questionário online e, para tratamento dos dados, a análise de conteúdo,
organizado em categorias baseadas nos objetivos específicos deste trabalho. O
questionário foi enviado por e-mail a todos os onze professores que trabalham no
município ministrando aulas de Música, obtendo-se resposta de sete deles (taxa de
resposta de 63,6%). A partir da análise das respostas têm-se que os professores são
jovens, a maioria possui Licenciatura em Música, e também declaram sentir algum
tipo de dificuldade para avaliar seus alunos. Além disso, as avaliações mais utilizadas
por eles são as diagnósticas e formativas e o processo avaliativo mais votado foi a
observação. Outro dado da análise enquadrou os critérios avaliativos dos professores
nas dimensões dos Materiais e da Expressão de Swanwick (2014). Por fim, os
conteúdos que os professores avaliam são de caráter atitudinal, conceitual e
procedimental, de acordo com Zabala (1998), com prevalência dos de cunho
atitudinal. Nas considerações finais também se apresentou duas sugestões de
avaliações que podem ser usadas em turmas numerosas como produto: o papel
minuto (MENEZES, 2010) e as composições em pequenos grupos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8198583180522383 | por |