Show simple item record

dc.contributor.authorGois, Nayara de Souza
dc.date.accessioned2021-11-26T15:00:35Z
dc.date.available2021-11-26T15:00:35Z
dc.date.issued2021-10-28
dc.identifier.citationGOIS, Nayara de Souza. Comparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15178.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15178
dc.description.abstractThe present research replicated studies in social behavior ((Lloyd, Eberhardt & Drake, 1996; Pigott, Fantuzzo, Heggie & Clement, 1984), focusing more specifically on assessing outcomes produced by different group contingencies. Group contingencies are effective in modifying unwanted behaviors and increasing school performance. The aim of the present study was to compare an independent and an interdependent group contingency on the frequency of correctly answering math exercises. Twenty students, both genders, from fourth grade of Elementary School (Cycle 1), from a public school, in a city in the interior of São Paulo, participated in the study. Participants were divided into five groups and each group member performed math exercises with 60 addition and subtraction operations (all exercises were numerical) over a period of ten minutes per session. Reverse designs (ABCA) were used for three groups (Groups 1, 2 and 3), and (ACBA) for the other two groups (Groups 4 and 5). The A condition served as a baseline and no reinforcers were offered. ln B condition, reinforcers were provided by individual performance, required in the group activity. ln condition C reinforcers were provided based on the average performance of the group activity. The results of the present study show that averages of the frequency of correct answers for conditions B and C were higher than for conditions A. However, the participants did not have differences related to means and standard error between conditions B and C.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContingências de grupo interdependentepor
dc.subjectFatos aditivospor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental 1por
dc.subjectIndependent group contingencieseng
dc.subjectAdditive factseng
dc.subjectCooperative learningeng
dc.subjectElementary school studentseng
dc.titleComparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemáticapor
dc.title.alternativeComparing the effects of independent and interdependent group contingencies on math performanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carmo, João dos Santos do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263046410329694por
dc.contributor.advisor-co1Brino, Rachel
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235133592567485por
dc.description.resumoA presente pesquisa replicou estudos na área de comportamento social focando, mais especificamente, em analisar resultados produzidos por diferentes contingências de grupo. As contingências de grupo são eficazes para estabelecer comportamentos, podendo ser utilizadas em contexto escolar. O objetivo do presente estudo foi comparar a contingência de grupo independente com a interdependente quanto à frequência de responder corretamente a exercícios de matemática. Participaram do estudo 20 estudantes, de ambos os sexos, do quarto ano do Ensino Fundamental (Ciclo I), de uma turma de escola pública, em uma cidade do interior paulista. Os participantes foram divididos em cinco grupos e cada membro dos grupos realizou exercícios de matemática com 60 operações de adição e subtração (todos exercícios numéricos) em um período de dez minutos por sessão. Foram utilizados os delineamentos reversos ABCA para três grupos (Grupos 1, 2 e 3) e ACBA para os outros dois grupos (Grupo 4 e 5). Os membros realizaram a atividade em grupo, indepentemente da condição em vigor. A condição A serviu como linha de base, em que não eram oferecidos reforçadores. Na condição B reforçadores foram fornecidos contingentes à performance individual requerida na atividade. Na condição C reforçadores foram fornecidos com base na média da performance entre os membros do grupo. Os resultados do presente estudo mostram que as médias da frequência de acerto dos participantes nas condições B e C foram maiores do que nas condições A. Porém, não houve diferenças significativas considerando as médias e o erro padrão entre as condições B e C.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - PIPGCFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.description.sponsorshipId88887.168937/2018-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1076603068790212por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil