Mostrar el registro sencillo del ítem
Ascese econômica: a constituição do estudante-empreendedor
dc.contributor.author | Gilaverte, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T10:30:03Z | |
dc.date.available | 2021-12-07T10:30:03Z | |
dc.date.issued | 2021-11-03 | |
dc.identifier.citation | GILAVERTE, Ana Paula. Ascese econômica: a constituição do estudante-empreendedor. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15291. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15291 | |
dc.description.abstract | This research analyzes the perspective of the production of subjectivity in the point of view of students regarding the self-constitution as an entrepreneurial student. This process, in the school environment, is established through the dissemination of discourses about entrepreneurship, autonomy and student protagonism. The proposed problem is how economic ascesis constitutes the entrepreneur student´s subjectivity of himself. It is a problem linked to the discourse of entrepreneurship that currently permeates the school context and the conceptions of entrepreneurial education targeting the constitution of the subjectivity of students as entrepreneurs of themselves. The issue is translated at public schools by the adoption of an entrepreneurial posture, which privileges the introduction of values based on autonomy, competent formation, self-regulation, development of social-emotional skills and individual co-responsibility, considered as pillars of the 21st century education. The proposed methodology is hermeneutical, based on the texts of Michel Foucault, aiming to observe the modalities in which students are enunciated as subjects of the entrepreneurial discourse in a subjective relationship of the self-constitution as an entrepreneur student. For the results, the discourses circulating in the school which make up the profile offered to the students are contextualized, so that they constitute themselves as an entrepreneurial subject according to the contemporary demands. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Produção da subjetividade | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Estudante-empreendedor | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Production of subjectivity | eng |
dc.subject | Entrepreneurship | eng |
dc.subject | Entrepreneur student | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Ascese econômica: a constituição do estudante-empreendedor | por |
dc.title.alternative | Economic ascesis: the constitution of the entrepreneur student´s | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Flávio Caetano da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7889803676083470 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa a perspectiva da produção da subjetividade no que se refere à autoconstituição do estudante empreendedor. Esse processo, no âmbito escolar, estabelece-se por meio da veiculação de discursos sobre o empreendedorismo, a autonomia e o protagonismo estudantil. O problema proposto é como a ascese econômica constitui a subjetividade do estudante-empreendedor de si. Este problema está vinculado ao discurso do empreendedorismo que na atualidade permeia o contexto escolar e as concepções da educação de cunho empreendedor, objetivando a constituição da subjetividade dos estudantes enquanto sujeitos empreendedores de si. A questão é traduzida nas escolas públicas pela adoção da postura empreendedora, que privilegia a introdução de valores baseados na autonomia, na formação competente, na autorregulação, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e na corresponsabilidade individual, tidos como pilares da educação para o século XXI. A metodologia é de cunho hermenêutico, pautada nos textos de Michel Foucault, a fim de observar as modalidades nas quais se enunciam os estudantes como sujeitos do discurso empreendedor, em uma relação subjetiva da constituição de si como estudante-empreendedor. Para os resultados, contextualiza-se os discursos que circulam na escola e que compõem o perfil ofertado aos estudantes para que estes se constituam como sujeitos empreendedores de si conforme às demandas da atualidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5581771963380830 | por |