Show simple item record

dc.contributor.authorBondioli, Ricardo Martinelli
dc.date.accessioned2021-12-07T22:04:27Z
dc.date.available2021-12-07T22:04:27Z
dc.date.issued2021-08-06
dc.identifier.citationBONDIOLI, Ricardo Martinelli. Aplicação de um programa de telessaúde por mães para o ensino de reconhecimento de expressões faciais para crianças com transtorno do espectro do autismo. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15301.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15301
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder (ASD) refers to a neurodevelopmental disorder in which limitations to social effects are common, being relevant as processing focused on promoting social behavior in general, including the identification of emotions. With the global Sars-Cov pandemic, telehealth care based on Applied Behavior Analysis (ABA) has been shown to be an alternative, respecting the health protocols suggested to face such a moment. The present study aimed to: 1) evaluate and create conditions for teaching social behaviors for three children with ASD, from the IPO (Operationalized Portage Inventory), in adapted version and a natural situation, and 2) evaluate a teaching procedure using social stories for identification of four facial emotional expressions in subjects with ASD: joy, fear, anger and sadness. Three families with children with ASD were selected, who were assisted in a project with a broader objective in the area of telehealth in ABA. The dependent variables were: pre- and post-test of the child's performance in the IPO-adapted, number of correct responses in the socialization programs, number of correct responses in the emotion faces identification program, score in the interaction checklist and engagement of the intervention videos sent by mothers, score on EVALOF (Scaling Assessment of Oral Language in a Family Context) and measure of social validity of mothers. The independent variable involved the application of the teaching procedure directly by the mothers. The results showed evolution of children (P2 and P3) in skills in the five areas of development, in addition to the acquisition in identifying faces of emotional expressions. Although the three mothers engaged in the intervention, the form and period as it occurred varied among them. Qualitatively, improvements in the skills of mothers in the application of activities were analyzed and they were generally very satisfied with their participation and with the progress of their children. Thus, the proposal for telehealth based on ABA in the area of socialization has promoted the teaching conditions of mothers with their children with ASD in the home environment, during the pandemic period.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapor
dc.subjectTelessáudepor
dc.subjectExpressão emocional facialpor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectApplied behavior analysiseng
dc.subjectTelehealtheng
dc.subjectEmotional facial expressioneng
dc.subjectAutistic spectrum disordereng
dc.subjectSocial historyeng
dc.subjectFamilyeng
dc.titleAplicação de um programa de telessaúde por mães para o ensino de reconhecimento de expressões faciais para crianças com transtorno do espectro do autismopor
dc.title.alternativeApplication of a telehealth program by mothers to teach facial expression recognition to children with autism spectrum disordereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Domeniconi, Camila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684535663947328por
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a um transtorno do neurodesenvolvimento em que é comum limitações referentes aos comportamentos sociais, sendo pertinente as intervenções com foco na promoção de comportamentos sociais no geral, incluindo a identificação de emoções. Com a pandemia mundial de Sars-Cov atendimentos de telessáude baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem-se demonstrado uma alternativa respeitando os protocolos de saúde sugeridos para enfrentar tal momento. O presente estudo teve como objetivos: 1) avaliar e criar condições de ensino de comportamentos sociais para três crianças com TEA, a partir do IPO (Inventário Portage Operacionalizado) em versão adaptada e em situação natural, e 2) avaliar um procedimento de ensino utilizando histórias sociais para identificação de quatro expressões emocionais faciais em sujeitos com TEA: alegria, medo, raiva e tristeza. Foram selecionadas três famílias com filhos com TEA, que eram atendidos em um projeto com objetivo mais amplo na área de telessaúde em ABA. As variáveis dependentes foram: pré e pós teste do desempenho da criança no IPO-adaptado, número de acertos nos programas de socialização, número de acertos no programa de identificação de faces de emoções, pontuação no checklist de interação e engajamento dos vídeos de intervenção enviados pelas mães, pontuação na EVALOF (Escala de Avaliação da Linguagem Oral em contexto Familiar) e medida de validade social das mães. A variável independente envolveu a aplicação do procedimento de ensino diretamente pelas mães. Os resultados apresentaram evolução das crianças (P2 e P3) em habilidades nas cinco áreas do desenvolvimento, além da aquisição na identificação de faces de expressões emocionais. Apesar das três mães terem engajado na intervenção, a forma e o período como ocorreu variou entre elas. Qualitativamente analisou-se aprimoramentos nas habilidades das mães na aplicação das atividades e elas, no geral, se mostraram muito satisfeitas com a participação delas e com o progresso dos seus filhos. Dessa forma, a proposta de telessaúde em ABA na área da socialização favoreceu a criação de condições de ensino por parte das mães com seus filhos com TEA no ambiente domiciliar, durante o período de pandemia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 132013/2019-3por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4851272076429809por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil